Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

ESPETÁCULO ESTELAR ENQUANTO O FIM DO MUNDO NÃO CHEGA

Alguns meses antes do fim do mundo, que alguns anunciam para o dia 21 de dezembro de 2012, a "Noite das Estrelas" (10-11-12 de agosto) oferecerá um fabuloso espetáculo a milhares de fãs de Astronomia, que poderão observar estrelas cadentes durante três noites se as nuvens não impedirem.
O programa da noite foi estabelecido pelo próprio universo: Saturno e Marte passarão primeiro, seguidos pelas estrelas mais brilhantes da constelação, pelo "Triângulo de verão", composto por Vega, Altair e Deneb, para terminar com uma chuva de estrelas cadentes por volta da meia-noite.
Poucos dias depois de um robô americano, o Curiosity, pousar no planeta vermelho, Marte é o convidado de honra da 22ª edição da "Noite das Estrelas", que dará lugar a 350 eventos na França, organizados pela Associação Francesa de Astronomia (AFA).
Mas a "Noite das Estrelas" também é realizada em outros países, como Bélgica, Suíça, Lituânia, Albânia, Tunísia e Argélia.
Neste ano, as condições de observação serão particularmente favoráveis no hemisfério norte porque não haverá Lua.
Imagem vista através do telescópio Hubble mostra estrelas em 14 março de 2012
Foto de Ho/AFP
Na França, entre os locais emblemáticos onde este espetáculo poderá ser observado, encontra-se uma área geográfica próxima a Cahors, conhecida como o "triângulo negro do Quercy", uma zona que ficou a salvo da poluição luminosa das aglomerações e vias de comunicação.
Outro dos locais mais populares, desta vez em uma zona urbana, será o andar 59 da torre de Montparnasse em Paris.
Cerca de 300 associações e clubes de Astronomia estão se mobilizando este ano para colocar à disposição do público seus telescópios e lentes. Desta maneira, o público poderá observar galáxias longínquas, assim como os anéis de Saturno e a intensa cor vermelha de Marte.
No entanto, para poder aproveitar este espetáculo, bastará se deitar no chão e olhar para o céu, no qual poderão ser observadas a cada noite "dezenas de estrelas cadentes".
O programa completo está no site www.afanet.fr ou pode ser baixado gratuitamente o aplicativo para iPhone "Ma nuit" ("Minha noite").

Nenhum comentário:

Postar um comentário