Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

CONHEÇA A ‘CADEIRA INTELIGENTE’ QUE FICA NA FILA POR VOCÊ



Qualquer criança sabe da importância de não furar fila nem provocar um empurra-empurra. Mas um novo projeto desenvolvido no Japão pode ajudar a acabar com os torturantes minutos (ou horas) de espera.
A cadeira ProPilot usa a tecnologia por trás de carros sem motorista para organizar uma fila mesmo quando as condições não são muito confortáveis.
Cadeira tem sensores e câmeras que monitoram posição dos vizinhos e avança sozinha
O projeto é uma espécie de "filhote" dos carros semi-autônomos ProPilot, desenvolvidos pela montadora japonesa Nissan, e está um passo adiante da cadeira que estaciona sozinha em salas de conferência, também uma criação da empresa.
A Nissan anunciou que vai iniciar testes com a cadeira robótica em 2017, instalando algumas delas em restaurantes badalados onde não se entra antes de muitos minutos na fila.
O sistema ProPilot, que foi lançado na minivan Serena em agosto, tem por objetivo reduzir o estresse de dirigir em meio a um tráfego pesado e congestionado, usando sensores que mantêm o veículo centralizado em sua faixa e a uma distância consistente em relação ao carro à sua frente.
Da mesma forma, a cadeira ProPilot alivia seus usuários do tédio de ficar em pé em uma fila. O objeto motorizado é dotado de uma base com um sistema elétrico de condução omnidirecional e com câmeras embutidas que monitoram a posição da cadeira à sua frente.
Sensores de peso detectam a chegada ou a partida de seu ocupante. As cadeiras vazias, então, automaticamente se retiram da frente da fila para ir para seu final, enquanto as demais avançam suas posições em um espaço predeterminado.
Dessa forma, os usuários podem se entreter sem preocupações enquanto são transportados para a frente sem confusão alguma.
Tecnologia inspirada em carros sem motorista permite a usuários desfrutar de mais entretenimento
Cada vez mais idosos
É verdade que essa tecnologia pode piorar os hábitos de quem já é sedentário e antissocial. Ou pode ser que tudo não passe de uma jogada publicitária da Nissan para vender mais minivans.
Mas 27% da população japonesa tem mais de 65 anos, e as projeções são de que essa proporção chegue a 40% em 2050. Trata-se de um grande grupo para quem passar longos períodos de pé é um grande desafio.
E apesar da tecnologia evoluir cada vez mais no sentido de nos poupar de mais esforços físicos, a velha e boa tarefa de ficar em uma fila não parece dar sinais de que esteja à beira da extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário