Estrutura serve para proteger plantas e desenvolver espécies
A capacidade de armazenamento de sementes vai quadruplicar |
Em 2012 o Brasil vai inaugurar um dos maiores bancos genéticos do mundo, com a quadruplicação da capacidade de armazenamento de sementes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
A Embrapa vai investir 9,6 milhões de reais no aumento da estrutura que terá como objetivo proteger plantas nativas e desenvolver espécies mais produtivas.
“É uma questão de segurança nacional, tanto por motivos econômicos, quanto para garantir a capacidade de produzir alimentos para a população”, afirmou Pedro Antônio Arraes Pereira, presidente da Embrapa.
Os recursos genéticos poderão ficar guardados por um período de até cem anos, funcionando como garantia para o combate a novas pragas, por exemplo.
Atualmente, a Embrapa armazena 200 mil espécies de plantas, sementes e informações na sua unidade conservadora de material genético.
Com o aumento da capacidade, o Brasil ficará atrás apenas dos bancos genéticos dos Estados Unidos da América, União Europeia e China.
Pelas projeções da Embrapa, a produção mundial de alimentos terá de duplicar até 2030 para abastecer os mercados. O consumo também tende a crescer no Brasil, devido às políticas de combate à pobreza.
Que ótimo!!! Enfim uma notícia maravilhosa. Antes tarde do que nunca. A minha maior preocupação é com o pau brasil. Ainda vou ao Jardim Botânico buscar um exemplar dela, para plantar lógicamente.
ResponderExcluirNão precisa, te mando sementes!!! Na praça da cidade tem uma espécie deve estar com sementes, vou olhar, se estiver te mando.
ResponderExcluirQue fantástico, Gil! Eu sabia que podia contar com você, um brasileiro de qualidade. Beijão!
ResponderExcluir