Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

VITAMINA D PODE AJUDAR NO COMBATE A TUBERCULOSE


Doença mata 1,8 milhões de pessoas por ano
A vitamina D é essencial para uma resposta eficaz do sistema imunitário contra infecções, revela um estudo publicado na revista Science Transnational Medicine.
A descoberta poderá conduzir a tratamentos contra a tuberculose, uma doença que mata 1,8 milhões de pessoas todos os anos.
As pessoas que têm pele mais escura são geralmente mais vulneráveis à doença, que atinge em maiores proporções certas regiões africanas.
Alguns suplementos alimentares melhoram a resposta imunitária do organismo
Segundo os investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia, EUA, a sensibilidade acrescida ao bacilo de Koch, que causa a tuberculose, poderá ser explicada, em parte, pela maior abundância de melanina, pigmento protetor contra os raios ultravioletas, nas pessoas de pele escura. Ao reduzir a absorção dos raios solares, a melanina diminui igualmente a produção de vitamina D.
Os cientistas constataram uma redução de 85 por cento da formação de colônias da bactéria responsável pela tuberculose no organismo de pessoas tratadas com a proteína interferon, associada a níveis suficientes de vitamina D.
A proteína é produzida pelos linfócitos T, ou células sanguíneas T, determinantes para a resposta imunitária do organismo. A interferon permite que estas células comuniquem entre si e lancem um ataque contra a bactéria da tuberculose.
De acordo com Robert Modlin, autor principal do estudo e professor de dermatologia e microbiologia, a descoberta deixa antever que "um aumento dos níveis de vitamina D, com suplementos alimentares, melhora a resposta imunitária do organismo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário