Doença mata 1,8 milhões de pessoas por ano
A vitamina D é essencial para uma resposta eficaz do sistema imunitário contra infecções, revela um estudo publicado na revista Science Transnational Medicine.
A descoberta poderá conduzir a tratamentos contra a tuberculose, uma doença que mata 1,8 milhões de pessoas todos os anos.
As pessoas que têm pele mais escura são geralmente mais vulneráveis à doença, que atinge em maiores proporções certas regiões africanas.
Alguns suplementos alimentares melhoram a resposta imunitária do organismo |
Segundo os investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia, EUA, a sensibilidade acrescida ao bacilo de Koch, que causa a tuberculose, poderá ser explicada, em parte, pela maior abundância de melanina, pigmento protetor contra os raios ultravioletas, nas pessoas de pele escura. Ao reduzir a absorção dos raios solares, a melanina diminui igualmente a produção de vitamina D.
Os cientistas constataram uma redução de 85 por cento da formação de colônias da bactéria responsável pela tuberculose no organismo de pessoas tratadas com a proteína interferon, associada a níveis suficientes de vitamina D.
A proteína é produzida pelos linfócitos T, ou células sanguíneas T, determinantes para a resposta imunitária do organismo. A interferon permite que estas células comuniquem entre si e lancem um ataque contra a bactéria da tuberculose.
De acordo com Robert Modlin, autor principal do estudo e professor de dermatologia e microbiologia, a descoberta deixa antever que "um aumento dos níveis de vitamina D, com suplementos alimentares, melhora a resposta imunitária do organismo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário