Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

TERREMOTO NA TURQUIA PODE TER MIL MORTOS E CENTENAS DE FERIDOS

Um forte abalo que atingiu neste domingo (23) a província oriental de Van, no Leste da Turquia, pode ter causado a morte de até mil pessoas, segundo o responsável pelo instituto sismológico de Kandili, Mustafa Gedik. Ele participou de uma entrevista coletiva em Istambul, onde garantiu que este foi um “forte sismo” que “pode causar entre 500 e 1.000 mortos”.
O terremoto pode ter chegado aos 7,3 pontos na Escala Richter, de acordo com o instituto americano de geofísica USGS. As notícias que têm surgido do sismo que afetou o território turco, próximo da fronteira com o Irã, dão conta de um número não especificado de mortos, de acordo com o governo turco.
Na província de Van, cidade com 380 mil habitantes, as autoridades estão procurando pessoas que ficaram soterradas nos escombros dos edifícios que ruíram, de acordo com os órgãos de comunicação locais. Apesar dos danos, as autoridades locais garantem que o aeroporto civil continua operacional.
O epicentro do sismo foi registrado a 19 quilômetros a nordeste da província de Van, a uma profundidade de 7,2 quilômetros, de acordo com o instituto norte-americano. Um tremor dessa magnitude pode provocar danos expressivos, já que muitas casas foram construídas sem seguir normas estabelecidas, advertiram sismólogos nas redes de televisão.
A Turquia, que é atravessada por diversas falhas geológicas, principalmente no Leste e Noroeste, sofre constantemente com tremores de terra. Dois fortes abalos em regiões muito populosas e industrializadas no Noroeste da Turquia causaram 20 mil mortos, em agosto e novembro de 1999. Em 1970, um terremoto deixou mil mortos na província de Kütahya, no Noroeste.
Durante a noite, várias pessoas ajudavam nas operações
de busca pelos soterrados em Ercis (AFP, Mustafa Ozer)
Um fotógrafo da AFP constatou grandes estragos na zona de Ercis, com cerca de 100.000 habitantes, muitos dos quais abandonaram a região por temor de réplicas.
Mais cedo, o presidente Barack Obama expressou suas condolências às vítimas e disse que os Estados Unidos estão dispostos a ajudar as autoridades turcas.
O canal NTV havia informado anteriormente que apenas em Ercis havia cerca de mil feridos. O Exército participava dos trabalhos de busca por sobreviventes sob os escombros dos edifícios desabados.
O diretor do Instituto Sismológico de Kandili, em Istambul, Mustafah Gedik, havia estimado pouco tempo depois do terremoto o número de mortos em "entre 500 e 1.000".
Várias pessoas ainda estavam em baixo dos escombros, segundo a imprensa turca.
A agência oficial Anatólia indicou que cerca de 50 pessoas tinham sido hospitalizadas em Van, onde, segundo as autoridades locais, o aeroporto civil permanece em operação.
O epicentro do terremoto, que ocorreu às 10h41 GMT (08h41 de Brasília), foi localizado 19 quilômetros a noroeste de Van e a uma profundidade de 7,2 quilômetros, indicou o USGS americano, o instituto de referência mundial em matéria de terremotos.
Moradores de Ercis deixaram suas casas para passar
a noite na rua com medo de réplicas (AFP, Mustafa Ozer)
Quinze minutos depois, às 10h56 GMT (08h56 de Brasília) uma réplica no mesmo ponto foi registrada, mas a apenas 5,6 quilômetros de profundidade, segundo a mesma fonte.
O Crescente Vermelho se mobilizou para enviar barracas e pessoal para a zona afetada.
A Turquia é um país exposto a terremotos já que seu território está localizado sobre várias falhas tectônicas.
Em 1999, dois fortes terremotos ocorreram em regiões industriais muito habitadas do noroeste da Turquia, deixando 20.000 mortos.
Um poderoso terremoto na cidade de Caldiran na província de Van deixou 3.840 mortos em 1976.
Fonte: AFP e Agência Brasil 
DETALHES DO TERREMOTO
7,2
·         Domingo, 23 de outubro, 2011 às 10:41:21 UTC
·         Domingo, 23 de outubro, 2011 às 13:41:21 na epicentro
38,628 ° N, 43,486 ° E
20 km (12,4 milhas) estabelecido pelo programa de localização
Leste da Turquia
16 km (9 milhas) NNE de Van, Turquia
118 km (73 miles) N de Hakkari, Turquia
127 km (78 miles) SSE de Agri (Karakose), Turquia
929 km (577 milhas) E de ANKARA, Turquia
Erro não estimativa disponível
Nph = 0, Dmin = 0 km, Rmss = 0 seg, Gp = 0, 
M-type = magnitude centróide momento (Mw), Versão = 1
·         USGS NEIC (WDCS-D)
usb0006bqc
 
Epicentro e Réplicas do Terremoto
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário