Quantidade entre 5 e 20 milhões de toneladas está se movendo no Pacífico.
Pesquisadores da Universidade do Havaí acompanham o deslocamento.
Pesquisadores da Universidade do Havaí acompanham o deslocamento.
Pesquisadores da Universidade do Havaí que estudam o avanço no Pacífico de destroços resultantes do tsunami no Japão no início do ano afirmam que uma enorme quantidade de escombros está flutuando no oceano em direção à ilha americana.
"Estimamos que algo entre 5 e 20 milhões de toneladas de destroços estão vindo do Japão", disse o pesquisador Jan Hafner em entrevista à KITV.
Destroços são vistos boiando no Pacífico (Foto: Reprodução/KITV) |
Tripulantes do barco de treinamento russo STS Pallada localizaram recentemente os destroços a cerca de 3,5 mil km da costa do Japão, perto das ilhas Midway. "Eles viram pedaços de mobília, alguns eletrodomésticos, tudo que é capaz de boiar, e eles recolheram um barco de pesca", diz Hafner.
Na lateral do barco, a inscrição "Fukushima" possibilitou a primeira confirmação de que se tratavam de fato de escombros vindos do Japão.
Inicialmente, os especialistas disseram que as ilhas Midway, 2.100 km a noroeste de Honolulu, seriam alcançadas pelos destroços no primeiro semestre de 2012. No entanto, os cálculos passaram a ser revisados depois que o barco russo que viajava para o Extremo Oriente da Rússia no mês passado avistou os escombros no Pacífico norte-ocidental.
A estimativa é de que mais de 20 mil pessoas morreram por conta do desastre natural de 11 de março deste ano. O tsunami provocou ainda uma crise nuclear no país. Após o terremoto e o tsunami, a região de Fukushima sofreu com o vazamento de material radiotivo.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário