Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

ASTERÓIDE LUTETIA PODE SER FRAGMENTO DE MATERIAL ORIGINAL DOS PLANETAS ROCHOSOS

Astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO) descobriram que o asteróide Lutetia é um fragmento que sobrou do material original a partir do qual se formaram a Terra, Vênus e Mercúrio. Com a combinação de dados da sonda Rosetta, da Agência Espacial Europeia, do New Technology Telescope, da ESO, e telescópios da NASA, os cientistas descobriram que as propriedades do asteróide assemelhavam-se às de um tipo raro de meteorito encontrado na Terra, que pode ter sido formado nas regiões interiores do Sistema Solar.
Lutetia é composto por material que data dos primórdios do Sistema Solar
Este fato sugere que a rocha teria se formado numa zona mais interna do Sistema Solar. Em determinado momento, a sua órbita mudou-o para a Cintura de Asteróides, entre Marte e Júpiter, onde ainda se encontra.
Astrônomos de universidades francesas e norte-americanas estudaram este raro asteróide detalhadamente, num grande intervalo de comprimentos de onda, com o intuito de determinar a sua composição.
O espectro foi comparado com o de meteoritos encontrados na Terra e que têm sido estudados extensivamente em laboratório. Apenas um tipo de meteorito – condritos enstatite*, também conhecidos como condritos do tipo E – apresenta propriedades semelhantes a Lutetia em todos os comprimentos de ondas estudados.
Estes meteoritos são conhecidos por conterem material que data dos primórdios do Sistema Solar. Pensa-se que se tenham formado perto do Sol ainda jovem e que tenham constituído o principal material de construção dos planetas rochosos.
Pierre Vernazza, o autor principal do estudo, esclarece que dos corpos situados na região onde a Terra se formou, apenas menos de dois por cento chegaram à cintura de asteróides principal. A maioria dos corpos desapareceu depois de alguns milhões de anos, incorporados nos jovens planetas em formação. No entanto, alguns do maiores, com diâmetros de 100 quilometros ou mais, foram lançados para órbitas mais seguras, mais longe do Sol.
Lutetia, que tem 100 quilômetros, pode ter sido ejetado para fora das regiões interiores do Sistema Solar, devido à proximidade de um dos planetas rochosos, capazes de alterar drasticamente a sua órbita. Um encontro com o jovem Júpiter durante a sua migração para a atual órbita, pode justificar igualmente a grande variação de órbita de Lutetia.

* Enstatite é um mineral da classe dos silicatos, relativamente comum, formado basicamente por magnésio, silício e ferro. Cristaliza-se no sistema ortorrômbico; tem grau de dureza alto; brilho vítreo; podendo ser translúcido ou opaco.
Sua coloração pode variar do branco, cinza, verde, amarelo e marrom. Ocorre geralmente em rochas ígneas e metamórficas (basalto ou andesito). Algumas variedades são usadas como pedras preciosas. O enstatite já foi encontrado em amostras de meteoritos.
Mineral Enstatite

Nenhum comentário:

Postar um comentário