Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

CRIAR UMA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL PARA O MEIO AMBIENTE É UMA PROPOSTA DE CEM PAÍSES PARA A RIO+20

A ideia de criar uma organização mundial para o Meio Ambiente, cuja criação seria discutida na cúpula Rio+20, ano que vem, no Rio de Janeiro, tem o apoio de uma centena de países, afirmou esta terça-feira um alto funcionário francês.
"Uma centena de países se disseram favoráveis a uma organização mundial do meio ambiente, o que só representa a metade" dos Estados que se comprometeram, há 20 anos, na cúpula do Rio, a impulsionar o "desenvolvimento sustentável", informou o embaixador francês encarregado dos temas ambientais, Jean-Pierre Thebault.
"A OMC (Organização Mundial do Comércio) trata do comércio, a OIT (Organização Internacional do Trabalho), dos aspectos sociais, mas falta o pilar ambiental", explicou.
"Na questão ambiental, há mais de 500 acordos e convenções sem coordenação entre si. É uma selva", disse à imprensa.
Visitantes de exposição sobre tecnologias ambientalmente amigáveis passam por um
painel com globo terrestre durante conferência climática da ONU em Poznan, Polônia
Uma das hipóteses levantadas é transformar o atual Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) em uma agência internacional. Outra é fazer do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas um Conselho Econômico e Social para o Meio Ambiente.
Também se fala em criar um Alto Comissariado da ONU, comparável ao encarregado dos direitos humanos.
Entretanto, a sugestão de algumas ONGs de criar ao mesmo tempo uma corte internacional de justiça para temas ambientais não tem sido tratada, afirmou Thebault.
A Rio+20 será celebrada em junho de 2012, vinte anos após a Cúpula da Terra, que em 1992 reuniu na Cidade Maravilhosa mais de 100 chefes de Estado e se encerrou com um plano de ação para o desenvolvimento sustentável.
A Rio+20 buscará debater um modelo de economia verde para o planeta, que leve em conta não só o meio ambiente, mas os desafios da inclusão social e da erradicação da pobreza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário