Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

A TABELA PERIÓDICA GANHA TRÊS NOVOS ELEMENTOS QUÍMICOS

Consiste num ordenamento dos elementos conhecidos de acordo com as suas propriedades físicas e químicas
A tabela periódica vai integrar três novas referências: contando com os elementos 110, 111 e 112, darmstádio (Ds), roentgenio (Rg) e copernicio (Cn). A aprovação foi dada, na passada sexta-feira, pela União Internacional de Física Pura e Aplicada durante uma conferência que decorreu no Instituto de Física em Londres (Reino Unido).
Elementos 110, 111 e 112. - Clique para ampliar
No entanto, os elementos são tão grandes e instáveis que só podem ser feitos em laboratório, não se sabe muito sobre eles, não são encontrados na natureza e desfazem-se em outros elementos muito rapidamente.
O Darmstádio, elemento 110, foi sintetizado pela primeira vez em 9 de Novembro de 1994, perto da cidade de Darmstadt, por Peter Armbruster e Gottfried Münzenberg. Foi criado na quebra de um isótopo pesado de chumbo com o níquel-62, que resultou em quatro átomos de darmstádio.
Já o 111, roentgenio, foi originalmente descoberto em 1994, quando uma equipa criou três átomos do elemento, um mês após a descoberta do darmstádio, a 8 de Dezembro e foi chamado assim em homenagem ao físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen (1845-1923).
Faltava uma reverência a Copérnico e por isso, o novo elemento 112, copernicio, vem como referência ao astrónomo prussiano (1473-1543), o primeiro a sugerir que a Terra girava em torno do sol, e não o contrário. Os cientistas criaram um único átomo deste elemento extremamente radioativo em 9 de Fevereiro de 1996, por esmagamento em conjunto de zinco e chumbo. Desde então, um total de cerca de 75 átomos de copernicio foram criados e detectados.
A tabela periódica consiste num ordenamento dos elementos conhecidos de acordo com as suas propriedades físicas e químicas, em que os elementos que apresentam as propriedades semelhantes são dispostos em colunas. Este ordenamento foi proposto pelo químico russo Dmitri Mendeleiev.

Marie Curie na página inicial do Google.
Curie na tabela
Recorde-se que hoje, a primeira mulher a receber um Nobel na história, Marie Curie, completaria 144 anos do seu nascimento, tendo sido mesmo homenageada na tabela periódica – com o elemento 96, Cúrio, cujo símbolo é Cm.
A cientista é mencionada com um «doodle» na página inicial do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário