Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

CIPRESTE MAIS ANTIGO DO MUNDO - "THE SENATOR" - FOI CONSUMIDA PELO FOGO

Uma árvore de 3,5 mil anos e 36 metros de altura foi consumida pelo fogo nesta segunda-feira. Considerada o mais antigo cipreste do mundo, ela ficava no Big Park Tree, em Longwood, na Flórida.
Bombeiros da cidade foram mobilizados, mas não conseguiram salvar a planta.
O fogo persistiu por horas Foto: AP
Fotografia de 1920 mostra dois homens em frente a árvore. (Foto: AP)
O incêndio provavelmente foi criminoso, dizem os bombeiros. O fogo persistiu por horas e foi necessário um helicóptero para ajudar a conter as chamas.
O nome oficial da árvore é "The Senator", em homenagem aos senador Moses Oscar Overstreet, que fez a doação da planta ao parque. Mas a maioria dos moradores de Longwood conheciam a árvore pelo apelido de "Big Tree".
Sobre a árvore
“The Senator” era a maior árvore no Estados Unidos. Tinha 35 m de altura, com um diâmetro do tronco de 344 cm, e um volume estimado da haste de 119.4 m3. Éstva situada no parque, Longwood, Florida,  e sua idade era estimada em 3500 anos.
“The Senator”  era uma dos cipreste mais velho da América. Os índios Seminoles e outros índios americanos, nativos, que viveram na  Florida central usaram esta árvore como um marco. O furacão em 1925 destruiu o alto da árvore, reduzindo sua altura original.
Em 1929, presidente anterior Calvin Coolidge visitou “The Senator" e dedicou o local com uma placa de bronze comemorativa. A placa e partes de uma cerca do ferro foram roubadas por vândalos em 1945 e nunca foram recuperadas.
Está situada a 12 metros do “The Senator" um outro cipreste, velho, nomeado Senhora Liberdade. Tem 27 metros de altura 3,05 metros de diâmetro, e sua idade estimada é de 2000 anos.
Em 1927, Senator M.O. Overstreet doou a árvore e a terra circunvizinha para o parque no Condado de Seminole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário