Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

RÃ “Paedophryne amanuensis” O MENOR VERTEBRADO DO MUNDO

Com coaxar apenas mais forte do que o zumbido de um inseto, as menores rãs já descobertas têm tamanho inferior ao de uma moeda e saltam sobre o solo da selva tropical da ilha de Papua Nova Guiné, informaram cientistas americanos nesta quarta-feira.
A minúscula rã 'Paedophryne amanuensis', a menor do mundo, com apenas 7 milímetros,
sobre uma moeda de dez centavos de dólar
Estes anfíbios com nomes compridos - como 'Paedophryne amauensis' e 'Swiftorum paedophryne' - não são só as menores rãs conhecidas pelo homem, também se acredita que sejam os menores vertebrados da Terra, segundo relatório publicado na revista científica PLoS ONE.
A pequena rã terrestre 'Paedophryne amauensis' chega a 7,7 milímetros. O outro tipo recém-descoberto, 'Paedophryne swiftorum', mede pouco mais de oito milímetros.
Até agora, o vertebrado considerado o menor do mundo era um peixe transparente indonésio, com nome científico de "Paedocypris progenetica", com média de oito milímetros.
O maior vertebrado é a baleia azul, com 25,8 metros.
"Foi partciularmente difícil localizar a 'Paedophryne amauensis', devido ao seu pequeno tamanho e ao chamado para acasalamento semelhante ao dos insetos, lançado pelos machos", explicou o cientista Chris Austin, da Universidade Estatal, que os descobriu. "Mas foi uma grande descoberta", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário