Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

CÉLULAS CANCERÍGENAS CIRCULANTES SÃO RESPONSÁVEIS POR DESENVOLVER METÁSTASES

 Processo de metástase é a principal causa que leva à morte dos pacientes
Uma equipe do Centro de Genômica e de Investigação Oncológica (GENYO), da Universidade de Granada, conseguiu determinar que mudanças genéticas e fenotípicas que permitem a algumas células desenvolverem um processo de metástase – principal causa que leva à morte dos pacientes. O processo produz-se mediando a passagem de células tumorais, desde o tumor primário até a um órgão diferente, sem ligação anatómica direta e para isto é necessário que as ‘células tumorais circulantes’ (CTC) viagem através do sangue. Os resultados foram recentemente publicados nas revistas «Cancer Biology & Therapy», «Clinical Translationnal Oncoly» e «Annals of Oncology».
CTC isolada pertencente a paciente com câncer da mama.
(Imagem: GENYO)

Os investigadores conseguiram provar a existência de CTC, no processo de divisão celular, numa paciente com câncer da mama, submetida a um tratamento sistêmico, demonstrando a capacidade destas células se adaptarem a microambientes hostis como o sangue, mas também de sobreviverem apesar dos tratamentos; sendo assim, vão posteriormente colonizar outros órgãos e tecidos até ocorrer a metástase.
A equipe demonstrou que pacientes com câncer da mama apresentam células tumorais circulantes antes do tratamento, que tendem a desenvolver metástases ou sucumbir a uma recaída, muito pouco tempo depois.
A permanência das CTC, durante e após o tratamento, permite discriminar que pacientes respondem favoravelmente à quimioterapia dos que não a fizeram. Sendo assim, em quem as células persistem ao logo da quimioterapia apresenta mais possibilidades de sofrer uma recaída e menos de sobreviver, dada a sua capacidade de resistência a tratamentos.
Discriminar pacientes
Segundo José Antonio Llorente, diretor do GENYO e responsável pelo grupo de trabalho, estudar as CTC é importante por serem “responsáveis pelo desenvolvimento de metástases e por apresentarem características genéticas diferentes das que encontramos nos tumores primários, assim como o facto de as células mais agressivas escaparem à ação do sistema imunitário e agentes terapêuticos”.
A maior parte dos tratamentos agem em células tumorais que se encontrem em estado de proliferação. No entanto, existe a possibilidade de as CTC se encontrarem numa fase “dormente”, ou seja, numa etapa de não proliferação. Este estudo torna-se bastante relevante na medida em que a presença destas células poderá indicar a falta de resposta a tratamentos administrados e, assim, poder isolar as características genéticas pode ajudar a classificar pacientes com possibilidades de recaída e, consequentemente, estabelecer um acompanhamento personalizado.
O projeto de investigação é de caráter internacional, já que contou com a colaboração de empresas farmacêuticas e a Universidade de Tromso (Noruega), entre outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário