Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

RIO+20 FOCARÁ O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Representantes do mundo todo vão se reunir no Rio de Janeiro em junho para tentar bater o martelo sobre as metas para o desenvolvimento sustentável em uma conferência da ONU organizada para evitar o fracasso na questão intratável da mudança climática.
A Conferência Rio + 20, em comemoração aos 20 anos da Cúpula da Terra
Há preocupação de que a conferência, conhecida como Rio+20 ou Cúpula da Terra, termine com muita conversa e pouca ação.
Em uma tentativa de evitar muita confrontação, a conferência vai se concentrar não na mudança do clima, mas no desenvolvimento sustentável - garantindo que as economias podem crescer sem pôr em risco os recursos e o ambiente para as gerações futuras.
As conferências da ONU realizadas na última década começaram com grande esperança de acordos que fizessem as nações reduzirem as emissões que produzem o aquecimento do clima e ajudassem na adaptação de um mundo mais quente, mas terminaram com resultados frustrantemente modestos. Foi o caso no ano passado com a cúpula de mudança climática em Durban, na África do Sul. Os participantes do evento concordaram em fazer um novo acordo até 2015 que entraria em vigor até 2020.
A marca "sustentável" da cúpula deste ano, em vez do clima, é o projeto, disse o embaixador André Correa do Lago, que liderou a delegação brasileira nas negociações sobre o clima da ONU em Durban e será um dos negociadores-chefes do Brasil no Rio.
O desenvolvimento sustentável é mais bem aceito globalmente do que mudança climática, embora o desenvolvimento sustentável seja um modo de combater o aquecimento global e outras questões ambientais, disse ele.
"A mudança climática é uma (questão) que encontra uma resistência muito grande dos setores que serão substancialmente alterados, como a indústria do petróleo", disse Lago. "O desenvolvimento sustentável é algo tão simples quanto olhar como nós gostaríamos de estar em 10 ou 20 anos".
O momento parece propício. Os recursos naturais estão no limite. A população humana global já atingiu a marca dos sete bilhões. As economias tradicionais estão em crise. E o planeta está aquecendo. Os líderes podem aceitar a premissa de que faz sentido assegurar que nações ricas e emergentes podem crescer sem prejudicar ainda mais o meio ambiente.
O foco dos encontros globais vem sendo a redução das emissões de gases do efeito-estufa, principalmente o dióxido de carbono, mas os maiores emissores do mundo, incluindo China e Estados Unidos, resistiram, argumentando que isso enfraqueceria o desenvolvimento econômico.
A primeira vez que a mudança climática assumiu o centro do palco mundial foi na Cúpula da Terra da ONU no Rio de Janeiro, 20 anos atrás. Aquela primeira cúpula ambiental em 1992 terminou no Protocolo de Kyoto e em um tratado sobre biodiversidade.
Essa cúpula traz a chance de renovar a vontade política de tornar as economias mundiais mais verdes.
Desde o encontro de 1992, sucessivas tentativas de garantir um novo pacto para reduzir as emissões de gases do efeito-estufa fracassaram em produzir resultados concretos, o interesse do público na mudança climática diminuiu e muitos líderes mundiais estão concentrados nas próximas eleições e nas preocupações econômicas.
"OPORTUNIDADE PERDIDA"
Há a preocupação de que essa nova cúpula também fracasse.
"O máximo que conseguirá é estabelecer alguns objetivos voluntários com um prazo vago, mas não ficará claro qual será o processo para alcançar esses objetivos", disse Andrew Light, do Center for American Progress, um instituto de Washington. Sem objetivos reais e um modo de alcançá-los, diz Light, o Rio "será uma oportunidade perdida".
Neste mês, a ONU divulgou um esboço de documento como ponto de partida para a conferência de junho, destacando sete questões que incluem empregos, energia, alimentos, água e desastres.
"Sem objetivos claramente definidos, a cúpula não fornecerá a clareza e a certeza necessárias para fazer com que o setor privado participe de forma ativa e potencialmente faça os investimentos necessários para alcançar os objetivos", disse Stephen Starbuck, especialista em mudança climática e sustentabilidade da Ernst & Young.
Um foco climático mais estreito também pode dissuadir alguns países, como os Estados Unidos, onde a oposição a uma legislação de redução de carbono era tão forte por parte dos republicanos e da indústria do petróleo que derrubou planos para um arranjo nacional de emissões.
Nos últimos 20 anos, o debate mudou como o mundo mudou, segundo Tim Wirth, ex-senador norte-americano que compareceu ao encontro no Rio em 1992 e estará na conferência deste ano como presidente da U.N. Foundation, sem fins lucrativos.
"O debate mudou por causa de China, Brasil e África do Sul, o crescimento muito rápido e surpreendentemente poderoso dos países recém-industrializados", disse.
Em 1992 e no Protocolo de Kyoto esses países em desenvolvimento e outros ficaram de fora das reduções nas emissões de dióxido de carbono, enquanto países ricos como os EUA teriam que fazer as reduções. No fim, o Senado norte-americano nunca ratificou o Protocolo de Kyoto, que entrou em vigor em 2005.
"O Rio foi realmente exploratório", disse Wirth. "Ninguém sabia sobre o que seria tudo isso... Acho que o Rio+20 tornou-se uma oportunidade de ser muito específico, principalmente sobre energia e desenvolvimento."
Embora as economias de desenvolvimento rápido estejam ansiosas por essa mudança, Wirth disse que pode haver resistência de grandes potências energéticas como os EUA e de alguns produtores de petróleo no Oriente Médio.
"Esses são os países que dizem, 'hey, essa é nossa caixa de areia, você não pode entrar nela'", afirmou.
A Rio+20 terá que dar ao setor privado a clareza e os incentivos de que precisam a médio prazo, disse Starbuck.
Qualquer objetivo estabelecido no Rio provavelmente será para os próximos 20 anos, o que pode ser muito distante para a maioria dos líderes, cujo tempo de mandato é de alguns anos, não de décadas.
Em vez disso, metas provisórias estabelecidas ao longo do tempo até 2030 fariam com que o setor privado estivesse mais disposto a se engajar, acrescentou Starbuck.
No contexto do processo da Rio+20, foi publicado no dia 10 de janeiro o “rascunho zero” (zero draft) da Conferência, como parte das negociações entre Estados-Membros, agências internacionais, organizações não governamentais e demais grupos políticos.
O documento já está disponível em português, acesse clicando aqui.
O Rascunho Zero, denominado “O Futuro que Queremos”, combina as sugestões, ideias e comentários de 643 propostas enviadas por estes países e instituições e será o principal texto a ser discutido pelos líderes mundiais na conferência para garantir um compromisso político renovado para o desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário