Meteorito é encontrado no interior do Rio
Material pesa 600 gramas e tem 12 centímetros de diâmetro.
Suspeita é de que a bola de fogo tenha caído no sábado (19).
Uma pedra encontrada no quintal de uma propriedade rural intrigou os moradores da pequena cidade de Varre-Sai, no Noroeste do estado do Rio. A análise preliminar de astrônomos e pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) indica que a pedra é um meteorito. Nesta quarta-feira (23), os técnicos voltaram à cidade em busca de outros vestígios de meteoritos para a elaboração de um estudo.
(Foto: Gilmar Mendes da Silva)
Análise preliminar de astrônomos indica que pedra seria mesmo um meteorito.
Uma análise fotográfica levou pesquisadores americanos a constatar que se trata de um meteorito a pedra encontrada no fim de semana no município de Varre-Sai, no Noroeste Fluminense. O objeto seria um condrito, um tipo rochoso que mantém intactas as mesmas características que tinha antes de chegar à Terra.
O material, no entanto, ainda será analisado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que, numa observação preliminar, confirmaram a constatação americana. Se ficar comprovado que é mesmo um meteorito, será a primeira descoberta deste tipo no país em 19 anos.
(Foto: Gilmar Mendes da Silva)
“A gente pode estar tocando um objeto que estava vagando no espaço há tanto tempo. Muitas pessoas passam a vida tentando encontrar um objeto como este”, diz o astrônomo Marcelo Oliveira.
Como foi
A pedra foi encontrada no último sábado (19) pelo agricultor Germano da Silva, dentro de sua propriedade.
“Vi umas nuvens cor de rosa rodando, deu uma explosão e clareou tudo, depois foram mais três explosões menores”, conta ele. O meteorito encontrado tem 12 centímetros de diâmetro e pesa 600 gramas.
O meteorito encontrado tem 12 centímetros de diâmetro e pesa 600 gramas. Segundo o Clube de Astronomia Louis Cruls, em Campos dos Goytacazes, não havia relatos de queda de meteoritos no país há 19 anos.
Já ouví falar nesta cidadezinha e também conheço o fotógrafo. rsrsrsr
ResponderExcluirIsto é um tesouro. Esta cidade é terra de Baden Powell.
ResponderExcluirPara sermos destaque não importa onde nasceremos mesmo. Se bem que toda cidadezinha é tesouro.
ResponderExcluir