Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

domingo, 25 de julho de 2010

Meteorito é encontrado no interior do Rio


Material pesa 600 gramas e tem 12 centímetros de diâmetro.

Suspeita é de que a bola de fogo tenha caído no sábado (19).

Uma pedra encontrada no quintal de uma propriedade rural intrigou os moradores da pequena cidade de Varre-Sai, no Noroeste do estado do Rio. A análise preliminar de astrônomos e pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) indica que a pedra é um meteorito. Nesta quarta-feira (23), os técnicos voltaram à cidade em busca de outros vestígios de meteoritos para a elaboração de um estudo.















(Foto: Gilmar Mendes da Silva)


Análise preliminar de astrônomos indica que pedra seria mesmo um meteorito.
Uma análise fotográfica levou pesquisadores americanos a constatar que se trata de um meteorito a pedra encontrada no fim de semana no município de Varre-Sai, no Noroeste Fluminense. O objeto seria um condrito, um tipo rochoso que mantém intactas as mesmas características que tinha antes de chegar à Terra.




O material, no entanto, ainda será analisado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que, numa observação preliminar, confirmaram a constatação americana. Se ficar comprovado que é mesmo um meteorito, será a primeira descoberta deste tipo no país em 19 anos.















(Foto: Gilmar Mendes da Silva)



“A gente pode estar tocando um objeto que estava vagando no espaço há tanto tempo. Muitas pessoas passam a vida tentando encontrar um objeto como este”, diz o astrônomo Marcelo Oliveira.

Como foi

A pedra foi encontrada no último sábado (19) pelo agricultor Germano da Silva, dentro de sua propriedade.

“Vi umas nuvens cor de rosa rodando, deu uma explosão e clareou tudo, depois foram mais três explosões menores”, conta ele. O meteorito encontrado tem 12 centímetros de diâmetro e pesa 600 gramas.

O meteorito encontrado tem 12 centímetros de diâmetro e pesa 600 gramas. Segundo o Clube de Astronomia Louis Cruls, em Campos dos Goytacazes, não havia relatos de queda de meteoritos no país há 19 anos.

3 comentários:

  1. Já ouví falar nesta cidadezinha e também conheço o fotógrafo. rsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. Isto é um tesouro. Esta cidade é terra de Baden Powell.

    ResponderExcluir
  3. Para sermos destaque não importa onde nasceremos mesmo. Se bem que toda cidadezinha é tesouro.

    ResponderExcluir