Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

EAD

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

O MISTERIOSO POÇO DO DRAGÃO, QUE PODE SER A MAIOR CRATERA SUBMARINA DO MUNDO


O local já era conhecido localmente como Poço do Dragão

As águas do mar do Sul da China, disputadas por vários países, escondem também uma cratera submarina conhecida como Poço do Dragão, que já é parte da mitologia local.
Os cientistas chineses afirmam que o poço, com cerca de 300 metros de profundidade, é o maior do mundo.
"Sua profundidade exata precisa ser ajustada depois de incluir fatores como os níveis da maré, temperatura, densidade e salinidade da água do mar", afirmou o professor Yang Zuosheng, da Universidade de Oceanografia da China.
Se os dados forem confirmados, o Poço do Dragão deverá ultrapassar em tamanho o Dean's Blue Hole (ou Buraco Azul de Dean), nas Bahamas, que tem uma profundidade de 202 metros.
O poço é uma caverna vertical submarina
Torre Eiffel
Para se ter uma ideia do tamanho do poço submarino descoberto no mar do Sul da China, ele poderia acomodar a Torre Eiffel, de Paris.
Com a ajuda do robô, os pesquisadores chineses estudaram as características da cratera durante um ano para tentar descobrir seu tamanho.
Os poços azuis, chamados assim pelo azul escuro intenso que apresentam na superfície, foram formados durante a Era do Gelo.
Eles são cavernas verticais submarinas formadas abaixo do nível do mar.
Para medir o tamanho do poço submarino os especialistas contaram com a ajuda de um robô
Essa caverna submarina sempre foi chamada de Poço do Dragão. Mas agora as autoridades chinesas acabam de dar um novo nome: o Poço do Dragão de Sansha Yongle, pois fica perto da cidade de Sansha, nas ilhas Xisha.
O Caribe tem vários poços azuis em suas límpidas águas
O Poço do Dragão fica em uma área agitada do mar do Sul da China. Devido às suas riquezas naturais e à quantidade de rotas de navegação que passam pela região, ela é disputada por Vietnã, Malásia, Indonésia, Brunei, Filipinas e China.
Por isso, é uma das zonas mais militarizadas do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário