Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

DIA 5 DE SETEMBRO - DIA DA AMAZÔNIA



Entenda a importância do Dia da Amazônia
Hoje é dia da floresta que abriga a maior biodiversidade do mundo, mas que é diariamente ameaçada pela extração de madeira, mineração e agricultura. Saiba por que preservar.
Conheça a riqueza da biodiversidade amazônica e os motivos que levaram muitos animais e plantas à extinção. Confira também os eventos que comemoram a data!
Dia 5 de setembro é mais uma oportunidade para observar a beleza da maior floresta tropical do bioma brasileiro. Nesta data é importante lembrar a importância dos animais e plantas da região e como algumas atividades humanas, como extração da madeira e mineração, por exemplo, ameaçaram grande parte destas espécies. Hoje, por todo o país, várias exposições culturais também vão mostrar como cada um pode ajudar a preservar a Amazônia. 
Os sete milhões de metros quadrados de floresta amazônica localizados em grande parte no Brasil, estendidos também pelos países da América Latina como Peru, Colômbia, Bolívia e Equador, escondem uma infinidade de espécies que correm o risco de sumirem de uma vez do mapa.
Cerejeira, Pau Brasil, ipê roxo, mogno e castanheira, por exemplo, são árvores ameaçadas de extinção desde 2008. Estes tipos de vegetais representam cerca de 30 mil de todas as classes de plantas catalogadas. Em relação aos animais, o macaco de cheiro, jararaca cinza, uacari branco, borboleta atlas e onça pintada, se não forem preservados no próprio habitat, também podem desaparecer.
Peixe-Boi
Só no estado do Amazonas, por exemplo, dados do Ibama e da Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente apontaram, em 2012, que cerca de 21 espécies de animais estão em extinção e dentre eles, o peixe boi é a maior vítima da caça predatória.
Outro problema que assola a floresta amazônica são os incêndios. De acordo com a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária –, as queimadas efetuadas somente para manutenção dos roçados e pastos se alastraram, tomando maiores proporções e atingindo grandes espaços da floresta. Esta ocorrência também afeta a capacidade de regeneração das plantas e danifica o banco de sementes das gerações futuras dos vegetais.
Além destas atividades que afetam a floresta, a Amazônia é ameaçada por outros setores do desenvolvimento do país que interferem no bioma, como a mineração, extração de madeira, obras de infraestrutura e a conversão da floresta em áreas para pasto e agricultura. Entretanto, será quase impossível interromper estas atividades visto que estes procedimentos têm grande importância no desenvolvimento econômico do país.
Para a bióloga Bruna Ernandes, a solução para aproximar a sociedade sobre os conflitos e estimular as práticas de preservação é através da “conscientização que começa nas escolas com um trabalho contínuo desde os anos iniciais. Uma vez enraizado este conceito na comunidade escolar, os próprios alunos levarão para casa essa mudança de comportamento, assim, faremos uma corrente de disseminação de uma nova cultura que percebe o impacto da intervenção humana na natureza”.
Confira as atrações do Dia da Amazônia pelo Brasil
Atividades culturais foram as alternativas encontradas por órgãos públicos e privados para mostrar o impacto do desmatamento desenfreado e outros problemas enfrentados pela Amazônia. Além destas questões, os eventos mostram, com atividades lúdicas, como trabalhar a consciência ecológica de preservação das florestas e de espécies de animais. Confira:
Hoje será o último dia da maratona de documentários sobre a história da Amazônia no Acre. A Filmoteca Acreana vai exibir, em vários horários, filmes com diversos temas, como a religião afro-indígena Tambor de Mina; os movimentos migratórios judaicos para o Pará; e ainda um documentário sobre a expedição de Euclides da Cunha à Amazônia.
Estação de Coleta Seletiva
Hoje será inaugurada a Estação de Coleta Seletiva, em Belém, um espaço educativo sobre reciclagem que vai ensinar o descarte correto dos resíduos sólidos à comunidade através de atividades gratuitas. No evento será possível aprender como fazer brinquedos e acessórios feitos de plástico de garrafa PET e detergente. A iniciativa visa formar uma consciência ecológica entre os moradores em volta do IAP (Instituto de Artes do Pará), organização que realiza o evento.
Não é preciso morar perto dos ribeirinhos da Amazônia para entender os conflitos que acontecem nessa região. Para ajudar a conservar a rica floresta e combater a extinção dos animais, participar de projetos ambientais de preservação é uma das alternativas para a criação de uma consciência ecológica que pode ser disseminada por diversos setores da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário