Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

ÁGUA COMO COMBUSTÍVEL PARA FAZER UMA CHAMA DE MAÇARICO



Cientistas inventaram um novo método de baixo custo para criar uma chama de soldagem segura, utilizando a água como único combustível. Batizado de “Safeflame” (“chama segura”, em tradução livre), o aparelho divide a água em oxigênio e hidrogênio, recombinando os dois elementos fora da boca do maçarico para criar o fogo. O único subproduto deste processo é a água.
No passado, este método era muito caro para ser adotado em larga escala. O sucesso do Safeflame se deve justamente ao fato de que seus criadores conseguiram torná-lo muito mais barato e também consideravelmente mais seguro do que os maçaricos tradicionais de propano e acetileno.

De acordo com Andrew Ellis, um dos pesquisadores do Safeflame, a equipe de químicos que trabalhou para desenvolver novas formulações conseguiu um aumento no desempenho do eletrolisador. “Também temos feito uma intensa pesquisa sobre catalisadores, tentando reduzir a quantidade de platina e procurando por materiais muito mais baratos que possam ser usados nas células. Esta busca levou à grande redução no custo dos sistemas de eletrólise”, conta.
Ellis também comenta que o novo sistema foi desenvolvido para usar apenas uma rede elétrica padrão e água. “A molécula d’água é quebrada e origina os gases hidrogênio e oxigênio, que alimentam um maçarico, onde uma chama é produzida. A chama pode ser utilizada para qualquer aplicação industrial que necessite do uso de um maçarico. Ou seja, você basicamente só precisa usar água para fazer uma chama”.
Além disso, o próprio maçarico permanece frio ao toque em todos os momentos, porque, de acordo com Ellis, a chama, enquanto está sendo produzida, queima apenas na parte externa do objeto. “Quando você desliga o fogo ao final da operação, ele se mantém frio. Portanto, depois de acabar de usá-lo, você pode colocá-lo em qualquer lugar que você quiser”. [Kinja]


Nenhum comentário:

Postar um comentário