Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

sábado, 14 de janeiro de 2017

10 MANEIRAS DE USAR O GOOGLE QUE IRÃO TE SURPREENDER


Direito de imagem Getty Images

"Para que serve o Google?"
A resposta mais comum seria: para fazer buscas na internet. Afinal, não é segredo nenhum que o Google se tornou a ferramenta de buscas mais utilizada do planeta - tanto que até deu origem a um termo antes inexistente: "dar um google".
Segundo os criadores, Larry Page e Sergey Brin, "a missão do Google é organizar a informação do mundo e torná-la acessível e útil de forma universal".
Mas os recursos vão muito além do mecanismo de buscas - e muitos dos usuários nem sequer sabem que eles existem. A BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC, compilou alguns deles:
1) Cronômetro e alarme
O Google pode ser convertido em cronômetro. Direito de imagem Google
É possível converter a ferramenta de buscas em um cronômetro e estabelecer um alarme para um horário pré-determinado. Para isso, basta digitar uma quantidade de tempo e em seguida a palavra "timer" (cronômetro, em inglês).
Para funcionar, você deve configurar o seu navegador em inglês e depois inserir o comando tanto em inglês como em português.
Essa funcionalidade, batizada de Google Timer, permite, por exemplo, controlar o tempo de uma tarefa ou criar um alerta para trocar de atividade.
2) Administrador de tarefas
Direito de imagem Google
Você também pode usar o Google como um gestor de tarefas com o Google Keep, uma ferramenta que permite fazer notas, ordenar eventos ou lembrar de assuntos e compromissos pendentes.
A agenda digital é de uso muito intuitivo e sensível e ajuda a manter a vida mais organizada no smartphone ou no computador.
3) Telescópio espacial
Direito de imagem BBC Mundo
Você entendeu bem. O Google também pode ser um telescópio.
"Viajar até as estrelas nunca foi tão fácil", explica a equipe do Google Sky - uma plataforma para analisar galáxias, planetas e outros elementos estelares que são possíveis de acessar por meio da página google.com/sky.
"O aplicativo, disponível em 27 idiomas, conta com imagens da Nasa (agência espacial americana), do Sloan Digital Sky Survey, da ESA (Agência Espacial Europeia) e outros e foi desenvolvida com a ajuda de astrônomos de alguns dos maiores observatórios do mundo", diz o Google.
A ferramenta permite a exploração do espaço, buscas de informação sobre constelações e fenômenos astronômicos e encontrar a localização do seu planeta favorito, entre outras coisas.
4) Base de dados de fontes tipográficas
Direito de imagem Google
O Google também tem uma coleção de tipografias que podem ser usadas gratuitamente acessando o Google Fonts.
A ferramenta possui mais de 800 fontes tipográficas diferentes em idiomas distintos, que são disponibilizadas para o uso em páginas da internet por designers gráficos ou qualquer interessado.
Na barra lateral direita é possível escolher as categorias, critérios, negrito ou inclinações. Depois, basta baixar no computador ou usar pela internet com um código.
5) Museu virtual
Direito de imagem Google
O Google Art Project é uma galeria virtual que permite ao usuário visitar obras de arte de mais de mil museus e explorar histórias e coleções de todo mundo.
Segundo os organizadores, pela plataforma também é possível fazer visitas guiadas virtuais, conhecer artistas de diferentes países, estudar conhecimentos históricos e conhecer projetos inovadores de diferentes correntes artísticas.
6) Identificador de músicas
Direito de imagem Google
A ferramenta é chamada de Google Sound Search e permite a identificação da música que você está ouvindo, assim como fazem os aplicativos mais conhecidos, como o Shazam.
Para usar a ferramenta - que reconhece a música e o estilo musical - basta apertar o ícone do microfone no Google.
Quando o aplicativo reconhecer a música, vai mostrar uma nota musical - basta clicar nela para confirmar que você está pedindo para identificar a música.
O buscador musical está disponível em alguns países para dispositivos que utilizam Android 4.0 e versões posteriores.
7) Ferramenta de investigação
Direito de imagem Google
O Google Books Ngram Viewer permite a busca de palavras publicadas em 5,2 milhões de livros entre 1500 e 2009 em inglês, espanhol, chinês, francês, alemão, hebreu, russo ou italiano.
A enorme base de dados é especialmente útil para quem está produzindo um trabalho científico, já que são permitidas buscas de terminologias e a produção de gráficos de acordo com os critérios de busca.
Outra ferramenta, o Google Scholar, ou Google Acadêmico, serve para buscar informações acadêmicas em revistas científicas, manuais ou periódicos.
8) Busca de tendências
Direito de imagem Google
Outra forma de usar o Google é como um buscador de assuntos do momento que são tendência na internet. O Google Trends permite explorar que tema está sendo mais comentado em cada país e com que frequência.
Ainda é possível procurar termos específicos em um determinado intervalo de tempo para analisar que assuntos suscitaram mais interesse dos internautas.
9) Dicionário
Direito de imagem BBC Mundo
Você pode converter o Google Chrome em um dicionário de forma muito fácil, basta escrever "define:" e colocar a palavra. Os resultados aparecerão somente em inglês, mas há opções para incluir mais idiomas.
Se você buscar pelo Google Dictionary, pode fazer uma busca por qualquer palavra e configurar o dicionário no seu idioma. Ao clicar na palavra, terá a tradução.
Você também pode também escutar como se pronuncia uma palavra ou frase, assim como no Google Tradutor.
10) Leitor e escritor de números (em inglês)
Se você tem dúvidas sobre como escrever ou pronunciar um número, o Google também pode ajudar.
Só o que você tem a fazer é colocar o número que quer seguido de "English".
Essa opção só está disponível em inglês até o momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário