Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

193 PAÍSES REUNIDOS, NA RIO+20, PARA DEFINIR O FUTURO DO PLANETA

193 países se reúnem nesta quarta-feira no Rio de Janeiro

Os chefes de Estado e de governo de 193 países se reúnem nesta quarta-feira no Rio de Janeiro para participar da cúpula Rio+20, 20 anos depois da Cúpula da Terra, na qual o desenvolvimento sustentável começou a entrar na agenda internacional.
A cúpula começará às 10h00 na presença do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, no centro de convenções Riocentro, a 40 km da capital carioca.
Depois a jovem neozelandesa Brittany Trifold, de 17 anos, pronunciará algumas palavras, antes que os líderes se alternem no palco para discursar.
Mais tarde, a presidente Dilma Rousseff oferecerá um almoço para os dirigentes. Os discursos serão retomados pouco depois, para concluir o dia com 58 pronunciamentos, e depois será tirada a fotografia oficial do evento.
As mesas redondas de "alto nível" começarão então a discutir as formas de colocar em prática o desenvolvimento sustentável.
As autoridades brasileiras oferecerão um jantar de gala para encerrar o primeiro dia do encontro.
Na sexta-feira, os chefes de Estado e de Governo deverão aprovar a declaração final da cúpula, um texto de 49 páginas para proteger o meio ambiente e tirar milhões de pessoas da pobreza acordado na terça-feira pelos negociadores dos países participantes.
Após meses de discussões lideradas pela ONU e de grandes divergências na conferência iniciada há uma semana, o Brasil, país anfitrião, tomou as rédeas da negociação e apresentou na terça-feira um projeto de declaração final que foi aprovado em uma reunião plenária.
A maior conferência na história da ONU será realizada até o dia 22 de junho, com as fortes ausências do presidente americano, Barack Obama (que na sexta-feira será representado pela secretária de Estado, Hillary Clinton), do primeiro-ministro britânico David Cameron, da chanceler alemã Angela Merkel e do presidente russo Vladimir Putin.

Acordo sobre rascunho de texto final na véspera da Rio+20
Os negociadores de 193 países chegaram nesta terça-feira a um acordo sobre o texto final da conferência Rio+20 a ser submetido aos líderes mundiais, que começavam a chegar à cidade do Rio de Janeiro para participar da cúpula que discute as formas de preservação dos recursos naturais do planeta e a maneira de tirar milhares de pessoas da pobreza.
"É uma vitória para o Brasil", comemorou a presidente Dilma Rousseff, anfitriã da cúpula, durante encontro do G20 de países desenvolvidos e emergentes, celebrado em Los Cabos (noroeste do México).
Dilma destacou a dificuldade de se chegar ao consenso sobre um texto que "contempla posições distintas", mas ressaltou um acordo que "respeita a soberania de cada país".
"Temos um texto 100% acertado pelos 193 países" da ONU, comemorou o chanceler brasileiro, Antonio Patriota. "É uma vitória do multilateralismo. O espírito do Rio continua vivo, vinte anos depois" da Cúpula da Terra de 1992, acrescentou.
"É a primeira vez que vejo uma conferência terminando no prazo", comemorou a ministra do Meio Ambiene, Izabella Teixeira.
Após meses de discussões lideradas pela ONU e grandes desacordos na conferência iniciada há uma semana, o Brasil, país anfitrião, assumiu no sábado as rédeas da negociação e apresentou nesta terça-feira um projeto de declaração final em uma reunião plenária.
O texto de 49 páginas será submetido aos cerca de cem de chefes de Estado e de governo que se reunirão entre 20 e 22 de junho na maior conferência da história da ONU, a quarta do tipo desde 1972.
A União Europeia comemorou o apelo pelo avanço para uma "economia verde".
"O mundo indicou hoje que devemos avançar para o desenvolvimento sustentável e uma economia verde inclusiva é um caminho central para consegui-lo (...) No entanto, reconhecemos que o Rio é apenas o começo", destacou um comunicado.
"Gostaríamos de ter um texto mais ambicioso, mas é um marco. Fomos o mais longe que pudemos", disse Nicole Bricq, ministra francesa da Ecologia.
Os europeus queriam a criação de uma Agência Mundial do Meio Ambiente para substituir o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), mas enfrentaram a oposição do Brasil e dos Estados Unidos e tiveram que se conformar com o reforço do sistema atual.
O documento representa "um firme passo adiante", elogiou o enviado americano para mudanças climáticas, Todd Stern.
O texto final também lança os "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", que comprometerão todos os países com metas socioambientais e substituirão os Objetivos do Milênio da ONU, que expiram em 2015.
Os países em desenvolvimento, reunidos no G77, lamentaram a falta de promessas dos ricos para financiar a transição a uma economia verde.
O texto "é frágil porque não inclui as obrigações dos países desenvolvidos para o financiamento de políticas sustentáveis", disse à AFP René Orellana, chefe da delegação boliviana.
Os ecologistas e as organizações sociais criticaram um texto que, em sua opinião, carece das ações de que o planeta precisa para enfrentar uma demanda de 50% mais alimentos, 45% mais energia e 30% mais água até 2030.
"O documento não tem a ambição necessária para salvar o planeta ou os pobres (...) Este resultado mínimo destaca a falta de coragem política" daqueles que o adotaram, afirmou Meena Raman, da Third World Network.
Martin Khor, da ONG South Centre, avaliou que a crise que paralisa muitos países na tomada de decisões ou aplicação de recursos "ofuscou o acordo. Os líderes teriam que ter mais em mente que a crise é conjuntural e que o problema do meio ambiente é para sempre", afirmou à AFP.
O texto "é um fracasso colossal de liderança e visão dos diplomatas. Deveriam estar envergonhados", criticou o diretor do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), Jim Leape.
"A Rio+20 se transformou em um fracasso épico. A conferência falhou em termos de equidade, ecologia e economia", considerou Daniel Mittler, diretor de Políticas Públicas do Greenpeace.
A cúpula de três dias, que começa na quarta-feira, contará com a presença do primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, do russo Dimitri Medvedev e do indiano Manhohan Singh, assim como do presidente francês François Hollande, do sul-africano Jacob Zuma e do iraniano Mahmud Ahmadinejad, além da maioria dos latino-americanos.
Mas também haverá grandes ausências, como as do líder da maior economia do planeta, o americano Barack Obama, e da alemã Angela Merkel, chanceler da maior economia europeia, tradicionalmente comprometida com o meio ambiente.
Cerca de 50.000 ativistas, empresários, indígenas e estudantes também participam da Rio+20, a maioria em uma Cúpula dos Povos realizada perto do centro do Rio, a 40 km da cúpula oficial.
A 40 km da conferência oficial, na Praia do Flamento, 1.500 indígenas e ativistas formaram um desenho para protestar contra a construção de hidroelétricas na Amazônia, sobretudo a gigantesca represa de Belo Monte, no rio Xingu.
Com seus corpos, formaram um enorme globo terrestre cercado de ondas, com um indígena dentro apontando para o sol e a inscrição "Rio para a Vida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário