Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

CIENTISTAS CRIAM ÁRVORE RESISTENTE A MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Árvore: cientistas chilenos trabalham para criar uma planta resiste aos efeitos das mudanças climáticas



Santiago do Chile - Distante duas horas de Santiago por estrada, em plena região de O'Higgins, um grupo de cientistas procura criar uma geração de "super árvores" resistentes aos efeitos da mudança climática.
Se este experimento de alcance mundial tiver êxito, as primeiras espécies resistentes poderiam ser comercializadas em 2019.
As "super árvores" estariam preparadas para enfrentar eventos como secas, diminuição do regime pluviométrico e concentração em curtos períodos de tempo de ventos, geadas e tempestades, tudo isso como consequência do aquecimento global.
Os estragos da mudança climática na produtividade frutícola se associam fundamentalmente com manifestações do chamado "estresse abiótico", como as inundações, as geadas e os "solos ácidos".
Além disso, os especialistas preveem que para 2050, terá ocorrido uma drástica diminuição dos recursos hídricos, com o conseguinte prejuízo para a agricultura.
Com a mente voltada em reverter esta situação, os pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Fruticultura (CEAF) do Chile trabalham desde 2009 no desenvolvimento de espécies de árvores frutíferas que sejam resistentes às inclemências.
"Estamos centrados em trabalhar as raízes, o programa está focado em obter novos materiais vegetais para os porta-enxertos", explica à Agência Efe Felipe Gaínza, diretor da linha de Melhoramento Genético do CEAF.
O enxerto é um método de propagação vegetativa artificial dos vegetais no qual uma porção de tecido, procedente de uma planta, se une sobre outra já assentada, de tal modo que o conjunto de ambos cresça como um só organismo.
Os cientistas trabalham no desenvolvimento de novos porta-enxertos "que sejam uma alternativa aos que são utilizados comumente, que geneticamente estão obsoletos", detalha Gaínza.
Só na região chilena de O'Higgins, onde opera o Centro de Estudos Avançados em Fruticultura, existem 25.684 hectares dedicados ao cultivo de pêssegos (pêssegos), nectarinas e cerejas, o que representa a metade da superfície dedicada no Chile a estes cultivos.
Estas árvores de frutas com caroço em seu interior são as espécies com as quais os cientistas chilenos estão trabalhando para fazê-las mais resistentes ou tolerantes a condições meteorológicas adversas.
Para isso, os pesquisadores efetuam análise em nível molecular com o objetivo de observar como se expressam alguns genes perante estes problemas, afirma à Efe o diretor interino do CEAF, Mauricio Ortiz.
Estes estudos são realizados em nível fisiológico para determinar "que mudanças são geradas dentro da planta"; em nível anatômico, "para ver as adaptações que gera a planta frente às mudanças, e em nível de campo, "para observar como se comporta em seu ambiente natural", apontou o especialista.
Em 2011, os cientistas iniciaram o cruzamento de nove seleções de porta-enxertos de caroços de fruta a fim de fazê-los mais tolerantes às condições extremas.
"Por exemplo, no híbrido entre uma pessegueira e uma amendoeira, esta última apresenta a resistência à seca e tolerância aos nemátodos, um parasita do solo que afeta as raízes", explica Ortiz.
Outra espécie com as quais foi cruzada a pessegueira é a ameixa, que outorga maior resistência às inundações e cria um fruto que tolera as condições ambientais adversas.
Os pesquisadores utilizam técnicas de biotecnologia para clonar os genes das plantas mais resistentes e tolerantes através de seu DNA e assim desenvolver ferramentas moleculares que ajudam a selecionar cedo os porta-enxertos desenvolvidos pelo CEAF.
Quando começou a fruticultura no Chile, lembra o presidente da Associação de Produtores e Exportadores da região de O'Higgins, Francisco Duboy, "foram trazidas as plantas desde a Califórnia, porque esse estado possui um clima similar ao da zona central do Chile".
"Mas não se pensou na pós-colheita", acrescenta Duboy, e por isso agora se trabalha na criação de árvores clones que se adaptem às mudanças climáticas bruscos e que também resistam os longos mudanças durante a exportação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário