Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

ANTICORPO QUE SUFOCA O VÍRUS DA DENGUE

A dengue é uma doença que não tem cura, os médicos só podem tratar os sintomas (tentar baixar a febre e diminuir a dor) e aguardar que a doença siga seu curso. O vírus da dengue, que se apresenta em quatro subtipos diferentes, mata pelo menos 20.000 pessoas por ano, a maioria crianças.
Mas esta história está para mudar. Coletando amostras de sangue de 100 pessoas que se recuperaram da dengue, pesquisadores encontraram, no meio de 200.000 anticorpos, um que ataca o vírus e o sufoca, matando-o antes mesmo que ele tenha a chance de infectar uma única célula.
O anticorpo foi capaz de eliminar todas as cepas do vírus da dengue do subtipo 1 em testes com cobaias. Os testes clínicos devem começar em breve, em pacientes de Singapura, onde 90% dos pacientes de dengue estão infectados com vírus do subtipo 1 e 2.
Os especialistas também vão revirar suas bibliotecas em busca de anticorpos eficazes também para os subtipos 2, 3 e 4. O professor Paul MacAry, professor assistente de microbiologia da faculdade de medicina da Universidade de Singapura revelou que já encontraram um anticorpo contra o subtipo 2, mas que ainda está nos testes preliminares.
Uma sugada que pode ser fatal!!!
No Brasil, a dengue está sendo combatida principalmente por medidas profiláticas, de combate aos focos de mosquito. Houve uma queda de 84% dos óbitos nos quatro primeiros meses de 2012 em relação ao mesmo período de 2010. Há dois anos, foram registradas 467 mortes pela doença no país, sendo reduzidas para 74 em 2012. Quanto aos casos graves da doença, estes caíram de 11.845, entre janeiro e abril de 2010, para 1.083, no mesmo período de 2012. Em 2012, os subtipos 1 e 4 foram os mais comuns, com 59,3% e 36,4% dos casos, respectivamente. Foram avaliadas 2.098 amostras positivas.
Fonte: Reuters, Ministério da Saúde
 
COMO MATAR PERNILONGOS E MOSQUITOS:
SERVE PARA QUALQUER PERNILONGO, e MESMO O DA DENGUE, MOSQUITOS e INSETOS VOADORES:

Para ajudar com a luta contínua contra os mosquitos da dengue e a  dengue hemorrágica, uma idéia é trazê-los para uma armadilha que pode matar muitos deles.

O que nós precisamos é, basicamente:
200 ml de água,
50 gramas de açúcar mascavo,
1 grama de levedura (fermento biológico de pão, encontra em qualquer supermercado ) e uma garrafa plástica de 2 litros

Como fazer: 
1. Corte uma garrafa de plástico (tipo PET) ao meio. Guardar a parte do gargalo:   

2. Misture o açúcar mascavo com água quente. Deixe esfriar. Depois de frio despejar na metade de baixo da garrafa.
 
3. Acrescentar a Levedura . Não há necessidade de misturar. Ela criará dióxido de carbono. 

4. Colocar a parte do funil, virada para baixo, dentro da outra metade da garrafa.

5. Enrolar a garrafa com algo preto, menos a pArte de cima, e colocar em algum canto de sua casa. 

Em duas semanas você vai ver a quantidade de pernilongos e mosquitos que morreu dentro da garrafa. 

Além da limpeza de suas casas, locais de reprodução de pernilongos e mosquitos, podemos utilizar este método muito útil em:  Escolas, Creches, Hospitais, residências, sítios, chácaras, fazendas, floriculturas. etc. 
Não se esqueça da Dengue nos próximos meses: este pernilongo pode matar uma pessoa! 
DIVULGUE!

3 comentários:

  1. Muito boa dica. Acho que isto deveria ser divulgado com mais frequência nos veículos de comunicação. Vou fazer minha parte.

    ResponderExcluir
  2. Gil
    parabéns pelo blog e admiro sua boa intenção ao divulgar a armadilha para Aedes aegypti. Mas muito cuidado com o que vc divulga. Esta armadilha é, na verdade, um criadouro de mosquitos. Tenho observado isto ao longo destes muitos anos trabalhando com vetores. Um exemplo é quando visitei uma escola e constatei que as crianças e todos os desavisados (incuindo professores) que estavam construindo esta armadilha, estavam promovendo um criadouro adicional de Aedes aegypti, porque a armadilha só funciona se for construida com perfeição. Qualquer brecha no sistema pode significar milhares de mosquitos a mais na sua casa e não a eliminação deles. Além disso a armadilha requer uma manutenção da mesma, pra que não haja crescimento de fungos, bactérias etc. Não adianta nada colocar e deixar pra lá. Ora, se vc vai fazer a manutenção, então não precisa de armadilha, não é mesmo? É só verificar semanalmente se existem focos ou não, remover os criadouros, limpar a água empoçada etc. Ou seja, existem outras maneiras de contribuir para o combate à dengue, com menos risco. Esta armadilha é um crime!!!!!!!
    Marilvia Dansa-Petretski
    Setor de Bioquimica de Insetos
    UENF
    qualquer dúvida entre em contato:
    dengueuenf@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Marília agradeço a sua colocação, mais é sempre bom lembrar que não devemos fazer armadilha e esquecermos de monitorá-las. A higiene é a melhor precaução no combate a Dengue. Obrigado por sua visita e o comentário no Blog.

    ResponderExcluir