Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

CLIMA, ENERGIA E MEDICINA PAUTAM O MAIOR FÓRUM CIENTÍFICO MUNDIAL

A próxima revolução agrícola, as consequências do aquecimento global nos oceanos e as pesquisas sobre o autismo: todos estes temas serão discutidos a partir desta quinta-feira em Vancouver, no maior fórum científico mundial, que reunirá milhares de pesquisadores.
Oito mil participantes de 60 países são aguardados para a edição 2012 da conferência anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês), que será celebrada entre 16 e 20 de fevereiro em Vancouver, oeste do Canadá.
A principal missão da AAAS, que publica a prestigiosa revista Science, é sensibilizar a opinião pública, os políticos e os cientistas para as grandes questões científicas e sociais.
O tema central da conferência este ano é "O desenvolvimento de uma sociedade humana global baseada no conhecimento em um mundo cada vez mais aberto", disse a titular da AAAS, Nina Fedoroff, bióloga molecular e geneticista de vanguarda, professora da Universidade da Pensilvânia (nordeste dos Estados Unidos).
Recifes de corais Foto de Adek Berry/AFP
O fórum se concentrará em seus trabalhos "sobre vários desafios complexos e interrelacionados relativos à produção de alimentos, as fontes de energia e água, assim como as possíveis soluções através da cooperação internacional na investigação", destacou em um comunicado.
Cento e cinquenta simpósios em todas as disciplinas científicas - da astronomia à matemática, passando pela medicina, a climatologia e a busca de novas fontes de energia - estão previstos durante a conferência, a primeira da AAAS celebrada no Canadá em 30 anos.
A maioria das conferências anuais desta associação, fundada em 1848, foi celebrada nos Estados Unidos.
Vários colóquios em Vancouver serão dedicados ao impacto do aquecimento no ecossistema oceânico do planeta e nas formas de proteger as espécies marinhas, recorrendo a satélites e ao desenvolvimento de áreas protegidas.
Também serão feitas apresentações sobre a polêmica técnica utilizada na América do Norte de fraturamento hidráulico para quebrar rochas e explorar jazidas de gás natural e petróleo, até agora de difícil acesso.
Outro simpósio será centrado na pesquisa para aumentar em grande medida o potencial da fotossíntese em plantas com folhas artificiais, capazes de impulsionar o rendimento de cultivos para a alimentação e a produção de biocombustíveis.
Os cientistas também apresentarão trabalhos sobre possíveis riscos no sistema alimentar mundial, devido às mudanças climáticas, o que em alguns países gerou escassez e fez aumentar os preços, uma situação agravada pela proibição de exportação de alimentos procedentes de cultivos transgênicos.
Além disso, será analisada a pesquisa para a produção de carne em laboratório, sem animais, com vistas à duplicação do consumo mundial previsto para 2050 e a reduzir o impacto da pecuária no meio ambiente. Esta atividade já representa 18% das emissões totais de gases de efeito estufa produzidos pelos humanos.
No âmbito da medicina, serão apresentados estudos sobre os fatores genéticos e ambientais que podem contribuir para o autismo.
Com relação à obesidade, os pesquisadores dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos divulgarão um modelo matemático para prever com grande precisão o peso que uma pessoa pode ganhar ou perder, levando em conta seu consumo diário de alimentos e seu nível de atividade física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário