Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

DIA DO MESTRE



A entrada da criança na escola constitui um marco na sua vida. Para muitas delas, representa uma linha divisória, é a saída do aconchego familiar para a conquista de um mundo novo, por vezes ameaçador.
Para nós, adaptação é um processo gradativo, como diz Balaban (1988), o qual é vivenciado diferentemente por cada criança. Esse processo vai sendo conquistado/construído nas interações com os outros – crianças, professores e pais – e com o meio – escola e casa. Além disso, considerar a adaptação como um processo significa também levar em consideração o trabalho pedagógico, tanto no que se refere aos conteúdos como às metodologias (Rêgo, 1995).
É um momento de responsabilidades partilhadas entre escola e família, considerando que essa criança em processo de adaptação tem uma história de vida, passou por inúmeras experiências e que faz parte de um determinado grupo social.
Por outro lado, acrescenta Balaban (1988), é um período permeado de emoções diversas, como: medo, ansiedade, insegurança, dentre outros, para todos os envolvidos – professores, pais e, em particular, as crianças. Descreve, ainda, que os sentimentos vivenciados pelas crianças são muito mais intensos nesse período e que as suas expectativas acerca dos adultos influenciam nesse processo.
As crianças reagem diferentemente. Furman (apud Balaban, 1988, p.13) afirma que “é um engano comum pensar que quando a criança pequena que ‘não se importa’ quando seus pais a deixam ou quando ela os deixa, tenha elaborado bem a separação. A criança que realmente a elabora bem, permite a si mesma que sinta falta da pessoa querida que está ausente, que se sinta triste, sozinha e talvez até zangada, e se permite expressar seus sentimentos de maneira apropriada”. Nesse sentido, é preciso que o professor, ainda mais que os pais, esteja seguro para conduzir esse processo diferente em cada criança, apresentando uma maior estabilidade para lidar, paciência para esperar o tempo de cada um, pois. E, acima de tudo saber intervir no momento certo.
Já os pais, em sua maioria, sentem-se ansiosos e divididos entre a perspectiva de ver seus filhos conquistando novos espaços, ao mesmo tempo, de ter que deixá-los com pessoas desconhecidas. Não raras vezes sentem-se ameaçados de perder o amor de seus filhos ou ter que dividi-los com outros.
É uma fase de expectativa e excitação com a perspectiva de encontrar um novo grupo de crianças e o constrangimento de contar com a presença dos pais dentro da sala de aula. Balaban (1988) lembra que além destes aspectos, os professores são tomados por lembranças passadas, algumas positivas outras negativas, relacionadas ao início de sua vida escolar, bem como de outras experiências pessoais que envolvem separação, as quais podem dificultar o processo de adaptação das crianças. Mas, são eles que nesse processo são a ponte de estabilidade e de clareza acerca de como devem agir com os pais e com as crianças.
Considerando a importância desse momento e de outros tantos aspectos nele envolvidos, o NEI vem encaminhando um trabalho que possibilite à criança em particular, vivenciar esse processo o menos doloroso possível, no qual ela se sinta amada e possa fazer novas descobertas.
Dia do Professor - Ganhamos um feriado de presente!!!
O papel dos professores na adaptação:
Lidar conscientemente com os fatos e as representações que estão sendo formadas.
Estabelecer uma relação afetiva de confiança, amizade e cooperação com seus pares, os pais, os coordenadores e, principalmente, com as crianças.
Receber as crianças na própria sala de aula por esse ser um local menor e mais aconchegante, com uma quantidade de pessoas reduzida, além da sala;
Cuidar pessoalmente de todas as questões que se referirem às crianças, deixando que os outros adultos da escola ajudem em outras tarefas, o que favoreceria uma ligação mais rápida e confiante das crianças com os professores;
Planejar a primeira semana e discutir com os pais, na reunião inicial, de forma a abranger os aspectos de como as crianças serão recebidas até um detalhamento sobre a rotina diária, as atividades que normalmente são propostas, o momento do lanche e a saída, ressaltando o tempo abreviado de permanência da criança na escola nessa primeira semana, o qual será ampliado gradativamente.
Estabelecer uma rotina de trabalho, desde o primeiro dia, mesmo que de forma flexível, mas com momentos bem definidos e tendo como marco central de tempo o horário do lanche – o que acontece antes e depois, de forma a orientar as crianças quanto ao horário dos pais chegarem;
Manter uma contato diário com os pais, através de reuniões individuais, quando o caso assim o exigir, ou mesmo em conversas informais, no início e final do dia, para obter informações sobre a criança.
Um encaminha o trabalho pedagógico, enquanto o outro está mais disponível para se envolver com os problemas individuais de choro, vômito, etc, que inevitavelmente surgem nesse período.
Iniciar o trabalho pedagógico com um tema de pesquisa que auxilie as crianças a estarem discutindo as questões acerca do novo momento em suas vidas, e com atividades voltadas para os objetivos emergentes no tocante à adaptação.
Prever/antecipar, organizando atividades que tragam à tona esses sentimentos, podendo ser discutidos no próprio grupo, mesmo que as crianças não falem ainda sobre seus sentimentos e as questões que a estão deixando angustiadas, é possível o professor;
Estar atento para propor atividades que privilegie a capacidade de representar;
Ajudar as crianças a se sentirem mais confiantes, no que se refere aos constantes cuidados, de seus pais para com elas, mesmo quando estão ausentes.
É através da ação pedagógica de apoio às crianças nessa primeira separação de seus pais, que os professores proporcionam muitas oportunidades para que elas construam adequadamente sua autoconfiança. O conforto e confiança gerados no ambiente escolar seguro é fundamental para as crianças expressarem seus sentimentos tais como tristeza, alegria, raiva, ciúme.

O papel do estado
Desvalorizar a nossa classe. Uma olhadela na história da educação mostra que não é de hoje que a figura do professor é institucionalmente desvalorizada.


“O principal objetivo da Educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram”. (Piaget)

Nenhum comentário:

Postar um comentário