Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

TUMBA CONSTRUÍDA NO EGITO, A MAIS DE 4 MIL ANOS, MANTÉM A PINTURA INTACTA


A "porta falsa" da tumba encontrada no Egito - Como se tivessem sido pintados ontem, assim podem ser descritas as cores do túmulo construído há 4,2 mil anos no sítio arqueológico de Saqara, 25 quilômetros a sul do Cairo e apresentado pelo chefe do Conselho Supremo de Antiguidades egípcio, Zahi Hawas. "São as cores mais incríveis jamais encontradas em um túmulo", disse Hawas aos jornalistas, que sob o forte sol de julho tentavam tomar nota das antiguidades encontradas e das explicações do egiptólogo mais famoso do país.

Para chegar ao túmulo, que na realidade são dois, é preciso percorrer vários quilômetros por uma inóspita pista de areia, de onde é possível ver a pirâmide escalonada do faraó Zoser. Na cripta descansam os restos de dois altos funcionários da V dinastia faraónica (2500-2350 a.C):
Sin Dua, sepultado na sala principal do túmulo, e seu filho Jonso, cujos restos foram depositados numa sala adjacente à do seu pai. Ambos ostentam os cargos de "supervisor de funcionários", títulos dos quais não se tinha conhecimento até agora, e de "chefe dos escribas", entre outros. No entanto, o que chama mais atenção na descoberta são as cores luminosas com as quais a "porta falsa" do túmulo de Jonso está pintada, porta pela qual, como acreditavam os egípcios, a alma do morto devia entrar no mundo dos mortos. Sobre um fundo branco, nítidos tons de castanho, rosa, amarelo, azul e preto mostram quem foi o chefe dos escribas, junto a hieróglifos que indicam os seus diferentes cargos e o seu nome. "O túmulo do filho, Jonso, é único e incrível" explicou o especialista, que acrescentou que na "porta falsa" há "um altar de sacrifícios" e pode se ver Jonso "em diferentes posições que mostram a beleza" das cores.
"Uma beleza que possivelmente nunca foi encontrada em outro túmulo", disse Hawas.
Na sala reservada a Sin Dua, com dimensões maiores e, assim como a de Jonso, enterrada a quatro metros de profundidade, também se destacam as cores nítidas da "porta falsa", na qual Sin Dua aparece sentado em frente a uma mesa de oferendas.
"Como estas cores, na minha opinião as mais incríveis descobertas em um túmulo, puderam manter-se durante 4,2 mil anos?", questiona Hawas, que ressaltou que os trabalhos de catalogação e conservação começaram no momento da descoberta. Perante a "porta falsa" do túmulo de Sin Dua foi encontrado também um poço, agora coberto, de 16 metros de profundidade, no qual foram encontrados os restos do caixão do morto, afetado pela humidade. Além disso, os arqueólogos desenterraram diversos artefatos e objetos utilizados nos ritos fúnebres do antigo Egito que, aparentemente, se mantiveram a salvo dos saqueadores de túmulos graças à profundidade na qual foram depositados. Entre eles, vários recipientes de pedra em formato de pato que continham ossos destas aves, uma cabeça de madeira e um pequeno obelisco de 30 centímetros. Segundo Hawas, postado numa plataforma de madeira situada sobre o poço, os egípcios das dinastias V e VI costumavam colocar nos seus túmulos, obeliscos como símbolo da sua crença no deus sol Ra. Estes sepulcros "fazem parte de um enorme cemitério descoberto recentemente na área de Saqara por uma missão arqueológica egípcia que trabalha na região desde 1988", explicou Hawas.

Esta necrópole, da qual não se tinha notícia, como comentou Hawas, encontra-se dentro do complexo arqueológico de Saqara, numa área conhecida como "Yiser al Mudir" e na qual o arqueólogo egípcio espera realizar muitas descobertas. Antes de abandonar o túmulo subindo por uma escada de madeira rudimentar e junto com o seu inseparável chapéu, Hawas fez questão de lembrar aos jornalistas: "Nunca sabes os segredos que as areias do Egito podem esconder".
Para chegar ao túmulo, que na realidade são dois, é preciso percorrer vários quilômetros por uma inóspita pista de areia.
São as cores mais incríveis jamais encontradas num túmulo", disse Hawas aos jornalistas.
O que chama mais a atenção na descoberta são as cores luminosas com as quais a "porta falsa" (à esquerda do egípcio) da tumba de Jonso está pintada, porta pela qual, como acreditavam os egípcios, a alma do morto devia entrar no mundo dos mortos.
Na "porta falsa" há "um altar de sacrifícios" e pode se ver Jonso "em diferentes posições que mostram a beleza" das cores.
"Uma beleza que possivelmente nunca foi encontrada em outro túmulo", disse Hawas, que na foto aparece a descer por uma corda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário