Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

REGIÃO SERRANA DO RJ ESTÁ EM ALERTA MÁXIMO

Em menos de 24h choveu o equivalente a 20 dias em Nova Friburgo, RJ
A chuva que atinge a Região Serrana do Estado do Rio desde a noite de segunda-feira (12) colocou a cidade de Nova Friburgo em alerta máximo às 9h10 desta terça-feira (13). Segundo a Defesa Civil Municipal, naquele horário foram acionadas as 35 sirenes instaladas em 24 comunidades localizadas em áreas de risco. Cinco sirenes apresentaram defeito e tiveram de ser acionadas manualmente. Todos os 101 pontos de apoio da cidade foram abertos para receber os moradores destes locais orientados a deixar suas casas por motivos de segurança.
De acordo com a Defesa Civil, começou a chover forte na cidade no início da madrugada desta terça. Às 7h28, a cidade entrou em estágio de atenção. Às 8h40, foi decretado estado de alerta, com envio de mensagens SMS aos celulares de líderes comunitários das áreas de risco, além de anúncios em rádios e TVs locais. O mesmo foi feito às 9h10, quando o município entrou em estágio de alerta máximo.
Centro de Nova Friburgo após chuva da manhã desta terça-feira (13) (Foto: Clara Pontes/Inter TV)
Até o meio-dia desta terça, a Defesa Civil Municipal registrou apenas um desabamento de imóvel, no bairro Três Irmãos. O imóvel já estava interditado por questões de segurança, mas mesmo assim permanecia habitado. Os moradores, entretanto, deixaram o local antes do desabamento e não se feriram.
O Instituto Estadual do Ambiente (INEA) acionou as sirenes do sistema de alerta de cheias (alerta máximo) em três rios da cidade: Rio Bengalas, Córrego Dantas e Rio Grande. Já os rios Cônego e Santo Antônio estão em estado de alerta. De acordo com o site do INEA, ainda não houve transbordamento de nenhum rio.
Parte da cidade debaixo d'água (Foto: Jéssica Heggendorn Corrêa/VC no G1)
Tragédia
Há quase dois anos, um temporal devastou várias áreas da Região Serrana do Rio. Mais de 900 pessoas morreram nas enchentes. A cidade de Nova Friburgo foi uma das mais atingidas. Várias pessoas ficaram desaparecidas no município.
Muitos moradores perderam suas casas e tiveram que improvisar moradias em abrigos. Alguns não receberam novas casas até hoje. Protestos têm sido organizados em relação à demora para o recebimento de benefícios e recuperação das áreas. Na época, foram registradas mais de 3 mil quedas de barreiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário