Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

VULCÃO ADORMECIDO NO MONTE TONGARIRO, HÁ MAIS DE CEM ANOS, ENTRA EM ERUPÇÃO NA NOVA ZELÂNDIA

Um vulcão que estava adormecido havia 115 anos entrou em erupção na Nova Zelândia, deixando as autoridades em alerta.
O Monte Tongariro, localizado na Ilha do Norte da Nova Zelândia, entrou em erupção nesta quarta-feira e lançou uma coluna de cinzas de mais de 6 mil metros sobre uma de suas crateras, informaram fontes oficiais.
A agência governamental GNS Science indicou que a erupção ocorreu às 13h25 locais e elevou o alerta relativo à aviação ao nível 2 (vermelho) devido à intensa emissão de cinzas.
O Tongariro, de 1.968 m de altura e situado no centro da Ilha do Norte, é composto por vários cones vulcânicos, sendo o Ngauruhoe o maior e mais conhecido deles. A coluna de fumaça procede da cratera Te Maari, situado na face noroeste do Tongariro, zona que entrou em erupção em agosto passado depois de mais de um século de inatividade.
Monte Tongariro é um dos três vulcões localizados na região da ilha norte da Nova Zelândia.
As cinzas expelidas pelo vulcão monte Tongariro causaram transtorno na ilha norte da Nova Zelândia.
A Autoridade da Aviação Civil indicou que por enquanto não há nenhuma restrição aos deslocamentos aéreos, mas a companhia Air New Zealand decidiu cancelar quatro voos às localidades de Whakatane, Tauranga, Rotorua e Taupo.
A atividade vulcânica chegou a atrasar alguns voos e causar o fechamento de ruas por conta de pouca visibilidade.
O porta-voz da defesa civil do país, Tony Wallace, disse à BBC Brasil que ninguém ficou ferido no incidente e que o impacto da erupção foi mínimo, já que a região é pouco habitada.
"Nós estamos em uma fase de monitoramento para ver se ocorrem outras erupções", disse ele.
A área não chegou a ser evacuada, mas autoridades pedem que as pessoas permaneçam dentro de casa e mantenhas as janelas fechadas.
O Monte Tongariro ainda liberava vapor nesta terça-feira, mas as atividades vulcânicas já diminuíram. A polícia disse que as ruas já foram reabertas.
Especialistas disseram que foram pegos de surpresa. Eles tinham registrado uma atividade sísmica mais intensa nas últimas semanas, mas não esperavam uma erupção.
"Neste momento as coisas estão calmas, mas nós devemos esperar que ele volte a qualquer momento", disse o especialista em vulcões Michael Rosenberg à rede neo-zelandesa de TV TVNZ.
Meteorologistas informaram que um vento leste está levando a nuvem de cinzas em direção ao Oceano Pacífico.
Com 1.978 metros de altura, o Monte Tongariro e é um dos três vulcões localizados na região central da ilha norte da Nova Zelândia.
Nota: Quanto mais NIBIRU se aproxima da Terra, mais catástrofes ocorrerão. E os céticos não acreditam na verdade explícita que vivenciamos um dia após ao outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário