Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

A NOVA ZELÂNDIA - TERREMOTOS DE 5,2 E 6 DE MAGNITUDE

Tremores tiveram magnitude entre 5,2 e 6.
A cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, foi atingida nesta segunda-feira (13) por uma série de terremotos, que deixaram várias pessoas feridas e semeou pânico entre a população local, já traumatizada pelo grande tremor de fevereiro.
As autoridades de Christchurch determinaram a evacuação de vários imóveis após o primeiro terremoto causar o desmoronamento de uma igreja. O tremor teve magnitude medida entre 5,2 e 5,5. Cerca de uma hora depois, Christchurch foi atingida novamente por um tremor de magnitude 6, com epicentro localizado a 9 quilômetros de profundidade e 14 quilômetros ao norte da cidade, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Carro afunda em buraco aberto no asfalto após o terremoto que atingiu a cidade de Christchurch
(Foto: Tim Kelleher/Reuters)
A polícia disse à televisão neozelandesa que duas pessoas foram resgatadas debaixo dos escombros da igreja de Saint Johns, situada no centro da cidade, e que, por enquanto, recebeu informações sobre cerca de 30 imóveis danificados, a maior parte deles com paredes rachadas. Segundo a imprensa local, pelo menos seis pessoas tiveram de ser levadas a hospitais após sofrerem ferimentos.
De acordo com os primeiros dados divulgados pelas autoridades municipais, cerca de 10 mil imóveis ficaram sem eletricidade por uma falha provocada pelos tremores. Após a tragédia, as escolas paralisaram as aulas e mantiveram os alunos à espera de que os pais fossem buscá-los.
Desde domingo (12), milhares de passageiros permaneceram nos aeroportos da Austrália e da Nova Zelândia devido ao cancelamento de voos em consequência da nuvem de cinzas expelidas pelo vulcão chileno Puyehue.
Conforme o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica mundial, o epicentro do primeiro terremoto se localizou a 11 quilômetros de profundidade e a 10 quilômetros ao leste de Christchurch, segunda cidade mais populosa do país. Em fevereiro passado, 181 pessoas morreram devido ao terremoto de magnitude 6,3 em Christchurch.
A Nova Zelândia se localiza na falha geológica entre as placas tectônicas do Pacífico e Oceania e registra cerca de 14 mil terremotos por ano, dos quais entre 100 e 150 têm força suficiente para serem percebidos.
Fonte: EFE - G1

Detalhes do terremoto

6.0
·         Segunda-feira 13 de junho de 2011 às 02:20:50 UTC
·         Segunda-feira 13 de junho de 2011 às 02:20:50 na epicentro
43,580 ° S, 172,740 ° E
9 km (5,6 milhas)
SUL DA ILHA DA NOVA ZELÂNDIA
13 km (8 milhas) NNE de Christchurch, na Nova Zelândia
207 km (128 milhas) SSE de Westport, Nova Zelândia
292 km (181 milhas) sudoeste de Wellington, na Nova Zelândia
323 km (200 milhas) NNE de Dunedin, na Nova Zelândia
horizontal + / - 13,9 km (8,6 milhas), profundidade de + / - 2,8 km (1,7 milhas)
NST = 74, Nph = 74, Dmin = 17,8 km, Rmss = 1,4 seg, Gp = 86 °,
Do tipo M = magnitude momento regionais (Mw), versão = 7
·         Instituto de Ciências Geológica e Nuclear, Lower Hutt, Nova Zelândia 
usc000466f

NOTA DO BLOG: Enquanto isto na China e no Haiti as chuvas não dão trégua e continuam a fazer vítimas, viva o aquecimento Global e as Mudanças Climáticas. Será que os governantes dos países desenvolvidos e em desenvolvimento não enxergam que a culpa toda destes desastres ambientais, está ligada a quantidade de poluentes lançados na atmosfera terrestre todos os dias.

2 comentários:

  1. Que barbaridade!!! Lendo esta matéria, veio-me muitos pensamentos. Será que estas catrástrofes são mesmos provocadas pela natureza em respostas ao avanço tecnológico que contribue também para a destruição da humanidade?

    ResponderExcluir
  2. Veja bem. A natureza é um organismo vivo, quando se vê em condições de ameaça ele reage. Então acho que ela está reagindo de acordo com o que lhe fazem. Não para a destruição do Homem, só uma reação, que causa transtorno e destruição.

    ResponderExcluir