Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

CHUVAS NA CHINA CAUSAM INUNDAÇÕES E MORTES

Chuvas torrenciais que provocam inundações e deslizamentos de terra nas regiões central e leste da China central já mataram pelo menos 111 pessoas e deixaram 78 desaparecidos, transformando em uma semana áreas de seca permanente em locais de destruição e lama, informou a imprensa local neste domingo (12).
Meteorologistas advertem que a chuva intensa deve se manter em algumas áreas até esta segunda-feira (13) ou além. 
Destruição
Na cidade de Yueyang, província de Hunan, no sul do país, estações meteorológicas registraram mais de 200 milímetros de chuva em seis horas, um tipo de intempérie que ocorre a cada 300 anos, informou o Serviço de Notícias da China, citando autoridades locais. Na vila de Maojiazu, em Yueyang, as chuvas causaram um deslizamento de terra que arrasou 24 casas e matou pelo menos 20 moradores, com outros sete desaparecidos sob pedras e lama, provavelmente mortos, informou a agência de notícias Xinhua. 
Inundações - Prejuízos e Mortes
Até o último sábado (11), inundações em várias partes de 13 províncias chinesas haviam matado 94 pessoas. Cerca de 23 mortes aconteceram na cidade de Xianning, província de Hubei, centro do país, onde as chuvas provocaram deslizamentos que feriram mais de 100 moradores e deixaram 10 desaparecidos.
Além disso, foram danificados 465 mil hectares de plantações e derrubadas 27.100 casas e outras construções, segundo o departamento chinês de controle de cheias e secas.
A recente seca pela qual a China passava havia "secado o solo da região, o que aumenta o risco de deslizamentos de terra durante as chuvas fortes", disse a Xinhua, citando um assessor de governo da província de Hubei. A mineração desenfreada também enfraqueceu as encostas, afirmaram moradores de Maojiazu, em Hunan.
Fonte: G1 - Globo
O CLIMA NA CHINA
A maior parte do território chinês se encontra situada na zona temperada do Norte. O clima é temperado e as quatro estações são marcadas, por isso é favorável para a vida humana.
O clima da China se caracteriza por monções continentais.
Desde Setembro até Abril do ano seguinte, as monções invernais secas e frias que vêm da Sibéria e da meseta da Mongólia, se debilitam pouco a pouco do Norte a Sul formando a situação do clima frio e seco , da existência de diferença de temperaturas no Norte e Sul.
De Abril a Setembro, a corrente do ar húmido vem dos mares de Leste e Sul formando a situação de alta temperatura e muita chuva, daí a pouca diferença de temperatura entre o Norte e Sul.
Conforme os índices de temperatura, a China se divide em seis zonas climáticas de Sul a Norte: equatorial, tropical, subtropical, temperada, temperada fria e fria;
As precipitações diminuem do Sudeste a Noroeste, e muito grande a diferença das precipitações entre os distintos lugares do país. As chuvas podem passar para os 1.500 mm3 na costa Sudeste, enquanto no lado noroeste, no interior do Continente as precipitações não excedem a 200mm3.

NOTA DO BLOG: Não é de hoje que catástrofes naturais acontecem no mundo e provocam a morte de milhares de pessoas, fome, doenças e enormes prejuízos para as economias dos países. Mas nos últimos tempos, a quantidade de desastres que aconteceram devido a variações climáticas têm alarmado os especialistas. Em recente postagem eu afirmei que as explosões solares sempre tais consequências desastrosas em nosso Planeta, chuvas, terremotos, vulcanismos, etc., e olha que o período de monções (chuvas fortes) na China mal começou.

2 comentários:

  1. Será que o mundo anda mesmo alarmado com os desastres provocados pelas mudanças climáticas?

    ResponderExcluir
  2. Se não está deveria ficar, pois as coisas andam acontecendo muito amiúde. Com tamanha intensidade que já fugiu do controle das previsões dos arautos de plantão.

    ResponderExcluir