Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

VULCÕES PELO MUNDO - GIGANTES DE FOGO


Os gigantes de fogo espalhados pelo mundo são perigosos, mas também podem se converter em um dos espetáculos mais belos da terra quando entram em erupção. Separamos os vulcões mais importantes do mundo em uma lista de tirar o fôlego.
Vulcão Tambora
Tambora
Vulcão na Indonésia, na ilha de Sumbawa.  A erupção deste vulcão em 1815 foi a maior da era moderna em termos de erupção. O número de vítimas geradas pela erupção do Tambora passou de 92 mil, e muitos outros morreram de fome e doenças geradas pelo vulcão.
Vulcão Vesúvio
Vesúvio
Este vulcão fica no sul da Itália, certa de 15 km de Nápoles. Ele é o único vulgar ativo da Europa continental. Há evidências de mais de 80 grandes erupções, a mais famosa ocorreu em 24 de agosto de 1979.
Vulcão Laki
Laki
O vulcão Laki fica no sul da Islândia. O vulcão é constituído por uma cadeia de 115 crateras de até 818 m. A última erupção deste vulcão por volta de 1783-1784 destruiu 50% do gado na Islândia (envenenados por compostos prejudiciais gerados pela sua erupção).
Vulcão Krakatoa
Krakatoa
O vulcão krakatau, tem mais de 913 metros de altura e é situado no estreito de Sunda, entre as ilhas Java e Sumatra. Em 1883 a erupção deste vulcão destruiu mais de 300 aldeias nas costas da Indonésia e o barulho de sua explosão foi ouvido a mais de 5000 km do vulcão.
Merapi, Indonésia
Merapi
O Merapi é um dos vulcões mais ativos do planeta. Situado na Indonésia, ele entrou em erupção 56 vezes. A erupção mais violenta ocorreu em 1994, causando a morte de mais de cinco mil pessoas.
Kilauea, Havaí
Kilauea
Este vulcão compõe o time dos poderosos vulcões do Havaí. Com 1.111 metros, é um vulcão muito ativo com atividade constante.
Kilimanjaro, Tanzânia
Kilimanjaro
O Monte Kilimanjaro, localizado no parque nacional de mesmo nome, é um dos mais famosos do planeta. Seus incríveis 5.895 metros lhe garantem o título de montanha mais alta da África. As mudanças climáticas, no entanto, estão transformando o gigante: a camada de gelo da montanha está diminuindo e passou de 12Km para 1900m² nos últimos anos.
Popocatépetl, México
Popocatépetl
O Popocatépetl, cujo nome significa 'montanha que fuma' é o segundo vulcão mais alto do México, com 5.500 metros de altura.
Puyehue, Chile
Puyehue
Pertencente ao complexo vulcânico Puyehue-Cordón-Caulle, localizado no sul do Chile e 870 km ao sul de Santiago - que estava inativo há mais de 50 anos, que entrou em erupção em 04 de junho, que, segundo os cientistas, suas cinzas darão volta ao globo terrestre.

3 comentários: