Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

VULCÃO PUYEHUE COMEÇA A EXPELIR LAVA, ANUNCIANDO FIM DO PROCESSO ERUPTIVO

Puyehue solta lava

Segundo diretor de órgão chileno, surgimento de lava anuncia fase final da erupção.
O vulcão Puyehue, no sul do Chile, finalmente começou a expelir lava nesta terça-feira (21), após 18 dias de uma erupção que lançou uma gigantesca nuvem de cinzas e provocou a suspensão de centenas de voos em países como Brasil, Argentina, Austrália e Nova Zelândia, além do próprio Chile.
Mas, segundo o Sernageomin (Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile), a lava vulcânica não oferece riscos para a região.
De acordo com o diretor do órgão chileno, Enrique Valdivieso, o surgimento da lava já era aguardado e, agora, deve anunciar “o final do processo eruptivo”. Ele também descartou que a lava atinja povoados situados próximo à área de erupção, de baixa densidade populacional, provocando riscos para os moradores.
- A lava que será expelida do Puyehue ficará no topo do vulcão e não significará perigo algum para as populações localizadas na sua base.
Na sexta-feira (17), as autoridades reduziram o nível de alerta em torno do vulcão de seis para cinco (em uma escala de oito). Já no domingo (19), cerca de 4.270 pessoas deslocadas foram autorizadas a voltar para casa.
Apesar disso, o relatório do Sernageomin adverte que a erupção “continua e é possível que volte a apresentar um aumento da atividade”.
Em um comunicado emitido pela Oficina Nacional de Emergências (Onemi) do Chile, o ministro do Interior Rodrigo Hinzpeter junto com o ministro de Minerais, Laurence Golborne anunciou que as 4.200 personas evacuadas por causa da erupção do Cordón Caulle poderam voltar a suas casas já que a atividade vulcânica está diminuindo.

2 comentários:

  1. Como são lindas as erupções vulcânicas! Apesar de ser um fenômeno perigoso para o planeta, também fertilizam os terrenos por onde se instalam, além de muitas outras coisas boas. É porisso que o povo se aglomera nessas redondezas. É um espetáculo ímpar.

    ResponderExcluir
  2. Realmente a natureza é bela, até quando está enfurecida.

    ResponderExcluir