Puyehue solta lava |
Segundo diretor de órgão chileno, surgimento de lava anuncia fase final da erupção.
O vulcão Puyehue, no sul do Chile, finalmente começou a expelir lava nesta terça-feira (21), após 18 dias de uma erupção que lançou uma gigantesca nuvem de cinzas e provocou a suspensão de centenas de voos em países como Brasil, Argentina, Austrália e Nova Zelândia, além do próprio Chile.
Mas, segundo o Sernageomin (Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile), a lava vulcânica não oferece riscos para a região.
De acordo com o diretor do órgão chileno, Enrique Valdivieso, o surgimento da lava já era aguardado e, agora, deve anunciar “o final do processo eruptivo”. Ele também descartou que a lava atinja povoados situados próximo à área de erupção, de baixa densidade populacional, provocando riscos para os moradores.
- A lava que será expelida do Puyehue ficará no topo do vulcão e não significará perigo algum para as populações localizadas na sua base.
Na sexta-feira (17), as autoridades reduziram o nível de alerta em torno do vulcão de seis para cinco (em uma escala de oito). Já no domingo (19), cerca de 4.270 pessoas deslocadas foram autorizadas a voltar para casa.
Apesar disso, o relatório do Sernageomin adverte que a erupção “continua e é possível que volte a apresentar um aumento da atividade”.
Em um comunicado emitido pela Oficina Nacional de Emergências (Onemi) do Chile, o ministro do Interior Rodrigo Hinzpeter junto com o ministro de Minerais, Laurence Golborne anunciou que as 4.200 personas evacuadas por causa da erupção do Cordón Caulle poderam voltar a suas casas já que a atividade vulcânica está diminuindo.
Como são lindas as erupções vulcânicas! Apesar de ser um fenômeno perigoso para o planeta, também fertilizam os terrenos por onde se instalam, além de muitas outras coisas boas. É porisso que o povo se aglomera nessas redondezas. É um espetáculo ímpar.
ResponderExcluirRealmente a natureza é bela, até quando está enfurecida.
ResponderExcluir