Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

sábado, 9 de janeiro de 2016

UMA LIXEIRA PARA O OCEANO


Inventam um recipiente para o lixo que captura os resíduos flutuantes no mar. 
Fotografia: Difusão de Seabin project

O lixo que o homem produz converteu-se em um enorme problema para nosso planeta. Os resíduos sólidos, entre os que se contam aos milhares as garrafas e sacolas plásticas, poluem os rios e mares. Agora, uma equipe de entusiastas amantes do oceano inventou um “contêiner de lixo marinho” (seabinproject.com), um dispositivo que pode capturar a sujeira que flutua na superfície do mar.
O princípio de funcionamento é simples. Os criadores do Seabin colocaram uma malha dentro de um recipiente para lixo e instalaram tubos no fundo do tanque para retirar a água com ajuda de uma bomba. O dispositivo é colocado alguns centímetros abaixo da superfície da água, e imediatamente todos os resíduos flutuantes são apanhados dentro do recipiente. A água é bombeada de volta ao oceano, e em alguns casos pode-se acrescentar um filtro para eliminar óleo ou petróleo.
VÌDEO
No interior, esta lixeira tem uma grade de tecido que permite capturar todos os resíduos. Quando o contêiner enche-se, a grade pode ser retirada manualmente e substituída por outra. O processo de manutenção é muito simples e permite que qualquer pessoa no planeta possa utilizar o contêiner de lixo marinho sem preocupar-se em depender de complicadas ferramentas.
Projeto financiado
Os inventores do Seabin não recorreram ao financiamento convencional para obter recursos para seu projeto. A Internet oferece acesso a plataformas que permitem arrecadar fundos graças à contribuição de milhares de pessoas. Os entusiastas inventores utilizaram uma página web para difundir sua ideia e criaram uma página para captar recursos no portal de crowdfunding Indiegogo, onde o Seabin esteve à venda por 3,835 dólares e ofereciam-se outros benefícios para pessoas que doassem dinheiro. Rapidamente a página alcançou a meta de captar 230 mil dólares para financiar a fabricação maciça do Seabin.
Andrew Turton e Pete Ceglinski, fundadores do projeto Seabin, indicam que desenvolveram a lixeira porque amam o oceano e desejavam encontrar uma solução para o lixo que flutua na água. Até agora, a solução era utilizar pequenas embarcações com redes para capturar o lixo, mas esta solução resulta muito custosa e pouco prática. Ao procurar uma solução de baixo custo, desenvolveram o conceito do Seabin, um contêiner de lixo que poderia funcionar capturando resíduos 24 horas por dia, todos os dias do ano. O Seabin ocupa muito pouco espaço e pode ser instalado em clubes de barcos, portos ou moles.
Soluções como a lixeira do Seabin são de muita ajuda para reduzir a contaminação marinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário