Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A REGENERAÇÃO DO FÍGADO


O fígado é o único órgão de mamíferos capaz de regenerar e é por este motivo que o transplante pode ser  realizado tanto de doadores com morte cerebral como de doadores vivos que transplantam somente uma parte do órgão.  O homem já conhece essa impressionante capacidade desde a Antiguidade. A mitologia grega, por exemplo, conta que o titã Prometeu ao ter criado o homem os deu o fogo que era exclusivo dos deuses, fazendo assim que fossem superiores a todos animais, como castigo foi condenado por Zeus, o deus do Olimpo, a passar a eternidade acorrentado a uma rocha, sofrendo o ataque de um abutre que lhe devorava o fígado de tempos em tempos. Um castigo doloroso baseado na idéia de regeneração do órgão.
Castigo de Prometeu (Foto:Wikipedia)
Castigo de Prometeu
Este fenômeno, no entanto, não trata-se verdadeiramente uma “regeneração”, mas sim de hipertrofia (aumento do tamanho das células) e hiperplasia (aumento do número de células) do tecido. A regeneração não se completa porque em algumas regiões não são formados vasos sanguíneos que antes existiam. E uma curiosidade: a “regeneração” do fígado não é eterna como no caso de Prometeu. Existe uma limitação já que o órgão após sofrer danos começa a se desenvolver com aspecto fibroso. A presença de doenças que provocam insuficiência hepática  grave (cirrose causada por vírus da hepatite C e B, por exemplo)  ou a presença de tumores malignos podem invalidar o órgão,  e nesses casos, não tem jeito, o único recurso terapêutico é a substituição do fígado doente por um fígado sadio.
Algumas curiosidades que você precisa saber sobre o fígado:
É a maior glândula do corpo humano e situa-se à direita do estômago. Produz a bile, que é lançada no duodeno pelo canal colédoco.
O fígado produz  heparina, substância anticoagulante.
Serve como reserva de glicose para o organismo. O acúmulo ocorre na forma de glicogênio.
É responsável pela desentoxicação do corpo, em casos de ingestão de medicamentos ou envenenamento.
É uma glândula mista, isto é desempenha função tanto endócrina (libera hormônios na corrente sanguínea) quanto exócrina (libera fora da corrente).
Fígado

Fígado de uma ovelha: (1) lobo direito, (2) lobo esquerdo, (3) lobo caudado, (4) lobo quadrado, (5) artéria hepática e veia porta, (6) nódulos linfáticos hepáticos, (7) vesícula biliar.
Fonte:
Drauzio Varela (site do famoso médico)
Associação Brasileira de Transplantes de Órgão (ABTO)
Grupo de Hepatologia e Transplante de Fígado

4 comentários: