Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Uma Impressora à Serviço do Meio Ambiente

Uma Impressora à Serviço do Meio Ambiente



Apesar dos incríveis avanços científicos e com tantas tecnologias a nosso dispor (smartphones, e-readers etc) ainda precisamos usar o velho e bom papel. Infelizmente os nossos gastos com papel podem significar muito para o meio ambiente. Pense o tempo, energia e dinheiro gasto com a impressão de várias edições de uma revista ou livros. A utilização de papel não deixa de ser um problema. Mesmo que ainda exista a reciclagem há um gasto enorme na produção e logística, pois o mesmo precisa ser recolhido, processado, transportado… Agora imagine se a sua própria impressora pudesse reciclar o papel. Como? Talvez você diria que somente um engenharia pesada poderia produzir tal impressora, pois é, os japoneses conseguiram mais uma vez… A impressora PrePeat, lançada no Japão não usa tinta e necessita de folhas de papel especial, que contêm pigmentos ativados pelo calor – e, por isso, pode ser apagado e reutilizado mais de 1000 vezes.
O preço da impressora ainda é bem caro, mas acreditamos que um dia possa se popularizar, e quem sabe, talvez, todas as outras utilizem esta mesma tecnologia.
Assista o vídeo abaixo sobre seu funcionamento:

Para saber mais acesse:
Engadget – PrePeat rewritable printer lets you undo print jobs, no ink or toner used

2 comentários:

  1. Essa é inovadora mesmo, mas há muita coisa que não pode ser apagada.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade ele é para economizar papel, preservando o meio ambiente com menos lixo, e também preservando mais árvores. Uma invenção brilhante como esta deveria ser de preço acessível e de dissiminação no mundo todo, mas... Lucrar é preciso.

    ResponderExcluir