Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Ilustração Científica

Ilustração Científica: A Exatidão em Traços


Ciência também é feita com grafite e aquarela. A maior prova disso são as ilustrações científicas, imagens que acompanham o texto científico, geralmente publicadas em livros e revistas do gênero. Muitos ilustradores são cientistas que têm vocação para a arte. Outros são artistas que gostam de ciência. Não basta conhecer o que está sendo ilustrado, também é preciso saber escolher a melhor técnica artística para obter um bom resultado. Em épocas em que não existia a fotografia, no entanto, o registro de imagens científicas (especialmente as biológicas) era feito por meio de desenhos à mão. O desenho científico deve mostrar o máximo de clareza e nitidez de modo a reproduzir todos os os detalhes com o máximo de exatidão e sua capacidade de sintetizar informações visuais é realmente impressionante, o que faz com que os pesquisadores optem por utilizá-lo, em vez de lançar mão da fotografia. Abaixo selecionamos alguns sites que apresentam belas ilustrações científicas feitas por diversos cientistas e pintores ao redor do mundo.
Audubon’s Birds
O site Audubon’s Birds of America da University of Pittsburgh mostra uma série de ilustrações John James Audubon um ilustrador científico que foi responsável por uma das maiores coleções de desenhos de aves da América que se tem notícia. O conjunto de ilustrações foi publicado no livro “Birds of America” e a universidade americana de Pittsburgh é a feliz proprietária de um dos 120 exemplares existentes do seu livro., saindo dela a iniciativa de escannear e disponibilizar a coleção de imagens na internet.

Ernst Haeckel: Kunstformen der Natur O site contém uma grande coleção de ilustrações de fitoplânctons e zooplanctons feitas pelo naturalista alemão Ernst Haeckel. As obras são belíssimas pela riqueza de detalhes e pela propria natureza das algas que lembram formas caledoscópias. Sem dúvida todos os desenhos irão agradar não somente aos biólogos como também qualquer pessoa que aprecie arte.

Water Colours of Fungi by Konrad Schieferdecker
Site com diversas ilustrações da área micológica feitas pelo nauralista alemão Konrad Schieferdecker que publicou diversos artigos especializados na área com maravilhosas ilustrações feitas a aquarela de novas espécies de fungo macro e microscópios. Ao todo existem 19 artigos especializados da área com muitas ilustrações detalhistas. A coleção pertence ao Departamento de Micologia de Botanische Staatssammlung München e todos apresentam licença livre para propósitos não comerciais.
Gina Mikel é uma ilustradora científica contemporânea, seus desenhos não focam para determinado grupos de seres, mas abragem plantas e animais de diferentes espécies. Sua coleção é vasta. As ilustrações apresentam direitos autorais e para a utilização das mesmas é necessário entrar em contato diretamente com a autora.
Cornelia-Hesse-Honegger Website
Desde 1967, por exemplo, a ilustradora científica Cornelia Hesse-Honegger visitou 25 locais radioativos, incluindo o local do desastre da usina de Chernobyl. Ela documenta as mutações que ocorrem nos insetos em decorrência da radiação desses lugares, criando belas ilustrações em aquarela.
Modificações em espécies de Chenorbyl desenhadas por  Cornellia Hesse
David Maddison
Neste site você encontrará ilustrações científicas de David Madosn, biólogo estudioso da evolução de besouros. As imagens foram feitas no período de 1976 a 1984 e fazem parte da coleção particular.
Besouro da espécie Hexarthrius parryi (Fonte: David Maddison website)

Nenhum comentário:

Postar um comentário