Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

EAD

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS



Os chamados recursos naturais são aqueles recursos que se encontram a disposição do homem e que de uma forma geral são utilizados para a sua sobrevivência e para o seu bem-estar. Esses recursos são extraídos da natureza de maneira direta ou indireta e então convertidos para que possam ser usados pelo homem para a sua sobrevivência.
Os recursos naturais que se destacam pela sua importância para a vida do ser humano são o ar e a água. Mesmo que o petróleo, carvão e energia elétrica sejam importantes para o estilo de vida do homem atualmente o ar e a água são fundamentais, uma questão de sobrevivência. Exatamente por isso podemos classificar como a grande ameaça a existência do homem a poluição da água e do ar. Quando esses recursos deixam de ter qualidade a vida no planeta se torna mais difícil.
Nesse contexto podemos ainda incluir o solo da Terra como um recurso natural uma vez que nele estão contidos diversos recursos naturais. Aliás, devemos lembrar que é no solo que são cultivados os alimentos que contribuem para a manutenção da vida no planeta. Até mesmo os seres vivos podem ser considerados como recursos naturais.

Recursos Naturais Renováveis
Os nomes já dizem tudo, os recursos naturais renováveis são aqueles que se renovam naturalmente, ou seja, não irão se esgotar. Podemos exemplificar através da energia eólica que é resultante da ação dos ventos que nunca irão cessar. Outra energia renovável é a solar que pode ser acumulada através de painéis.
A água dos rios, o vento, o sol, o calor da Terra, as marés, as ondas do mar e a biomassa são fontes de energia renováveis.
Existe uma grande preocupação acerca de recursos como a água, solo e florestas, porém, em teoria, eles são recursos renováveis. O que acontece é que eles são potencialmente renováveis, ou seja, a interferência do ser humano pode causar o fim desses recursos e a sua não renovação. Exatamente por isso é importante que o homem aprenda a gerir e cuidar melhor dos recursos naturais.
Energia Solar
Energia Eólica
Solo e Vegetação

Recursos Não Renováveis
Os recursos não renováveis são aqueles recursos que não tem a capacidade de se renovar. Conforme o homem utiliza-os se aproxima mais o seu fim, consistem em recursos limitados. Podemos exemplificar como recursos não renováveis alumínio, xisto, gás natural entre outros. Esses recursos não renováveis não podem ser restituídos e por isso é necessário que o homem aprenda a utilizá-los de uma maneira que durem o máximo de tempo possível.
O uso indiscriminado e inconsequente desses recursos pode levar a humanidade para um cenário caótico no futuro. O uso sustentável desse tipo de recurso se dá quando o uso acontece numa escala que sustenta a sua taxa de consumo. Em geral são recursos que existem numa quantidade limitada ou então acabam sendo consumidos com mais rapidez do que a natureza é capaz de produzir.
Carvão
Exemplos
O principal exemplo de recursos natural não renovável são os combustíveis fósseis como o petróleo. Outros recursos como metais e madeira são considerados como potencialmente renováveis uma vez que podemos reciclar os primeiros e plantar novas árvores.
É importante dizer que essas classificações não consideram a taxa de consumo que pode ser mais elevada do que a capacidade de renovação. A madeira apenas será um recurso renovável se o plantio de árvores acompanhar ou superar a quantidade de árvores que são extraídas da natureza.
Planejamento
O ser humano precisa ter um bom planejamento para não enfrentar dificuldades com o uso de recursos naturais que não sejam renováveis ou então que tenham dificuldade para se renovar. Quando se tem um planejamento que visa o longo prazo é mais fácil evitar que se finde o que é necessário para o bem-estar e sobrevivência do homem.
Existem muitos projetos e estratégias que visam garantir que os recursos não renováveis sejam usados com parcimônia para evitar o seu fim antes do tempo. Uma saída em potencial é criar alternativas para substituir os recursos que não irão se renovar. Encontrar novas soluções parece ser o melhor caminho para o homem nesses dias em que está tão difícil encontrar recursos para ter uma vida confortável e plena. A natureza nos fornece elementos para sobrevivermos, mas devemos saber que nem todos esses recursos estarão disponíveis para sempre.
Os Recursos Naturais do Brasil
Nosso país é um dos mais ricos em recursos naturais dentre os quais podemos citar o solo e as florestas. O solo de qualidade que temos em nosso território é essencial para a produção agrícola tão diversa que temos de café, milho, soja entre outros. O Brasil produz para seu consumo interno e também para exportar.


As florestas do país também representam um recurso bem importante e valioso, mas não recebe a atenção devida. O desmatamento tem levado muitas das áreas de vegetação a quase extinção nos últimos anos. Uma prova que mesmo recursos com potencial para se renovar podem ser destruídos pela ação do ser humano.
Outro recurso que o Brasil tem em abundância é a água, trata-se de um dos países que conta com uma das maiores reservas de água doce do planeta. Como nos últimos tempos a exploração de recursos naturais se tornou uma atividade econômica com grande potencial nosso país tem estado lado a lado com grandes potências como Rússia, Estados Unidos e China. Para se ter uma ideia o Brasil é um dos países com maior extração de nióbio e ferronióbio do mundo.
Conservando os Recursos Naturais
O fim dos recursos naturais pode representar um grande problema para o ser humano e por isso é fundamental que se pensem em estratégias para preservar os mesmos. Um dos recursos não renováveis que mais preocupa a humanidade é o petróleo, atualmente, muito usado como fonte de energia para motores de combustão de carros entre outros.
Como se trata de um recurso não renovável em algum momento o petróleo chegará ao fim e assim é necessário que se tenha outra opção de fonte de energia. A indústria automobilística tem trabalhado com novas possibilidades como carros movidos a gás natural ou mesmo carros elétricos. As alternativas precisam ser criadas para evitar o desespero com o fim dos recursos que não se renovam.
Os Recursos Naturais Não Renováveis são todos aqueles elementos que não podem ser reutilizados, ou seja, não podem ser renovados, regenerados.
Os recursos naturais não renováveis se encontram na natureza em quantidade limitada e com o consumo acelerado desses elementos pelo homem, eles podem se extinguir. Alguns exemplos de recursos que não se renovam são: o ferro, o manganês, o petróleo, o carvão, o urânio, o estanho, a bauxita (minério de alumínio), argila, calcário, entre outros.
Os recursos naturais não renováveis, uma vez consumidos, não podem ser renovados, pelo menos durante determinado tempo. Por essa razão, é extremamente importante que toda a sociedade tenha consciência de que é preciso usar os recursos naturais de forma racional, para que as gerações futuras não sejam prejudicadas e possam também fazer uso de tais recursos que a natureza oferece a nós seres humanos. Preservar e conservar os recursos naturais é muito importante. Saiba mais sobre os principais recursos naturais não renováveis.
Petróleo: O petróleo é originado de restos fossilizados de plantas e animais que viveram a centenas de milhões de anos atrás. Uma vez que as fontes de petróleo se esgotam, elas não podem ser substituídas. É usado para criar gasolina, diesel e combustível de aviação. É também utilizado na fabricação de materiais plásticos e produtos químicos industriais.
Carvão: O carvão é o recurso não renovável mais abundante do mundo e é usado para criar mais da metade da eletricidade usada nos Estados Unidos. A extração de carvão das minas cria inúmeros problemas para os seres humanos e o meio ambiente. As minas são perigosas para os mineiros, pois os túneis podem desmoronar e o gás acumulado pode explodir. Eles também criam subsidência, o que significa que o nível do solo diminui quando o carvão é removido. Além disso, a combustão do carvão contribui para a poluição do ar, mudanças climáticas globais, entre outros problemas ambientais.
Gás Natural: O gás natural é o resultado da decomposição de plantas e animais que ficaram presos debaixo de rochas há milhões de anos atrás. Embora o gás natural seja considerado um combustível fóssil relativamente “limpo”, os impactos ambientais de extraí-lo prejudica o habitat dos animais selvagens e as águas subterrâneas.
Energia Nuclear: Embora a energia nuclear seja muitas vezes apontada como uma alternativa viável ao carvão e ao petróleo, não é uma fonte de energia renovável. A energia nuclear requer urânio, um elemento metálico radioativo que deve ser extraído da terra e não é rapidamente reposto. Ela não gera poluição do ar, no entanto, produz resíduos radioativos que devem ser eliminados e que pode causar problemas para os seres humanos e ecossistemas.

3 comentários:

  1. Texto completo e de fácil compreensão. Obrigado por disponibilizar e parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua visita. Use o blog sem moderação.

      Excluir