Uma boa notícia, e ao mesmo tempo ruim, para os atuns – Os escombrídeos, a família de peixes que engloba espécies como o atum, a cavala e o bonito, foram incluídos pela primeira na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). Trata-se de um dos inventários mais detalhados do mundo sobre o estado de conservação de várias plantas, animais e fungos. Além dos escombrídeos, foram parar nesta relação os bicudos, a família dos peixes-espada e dos marlins
Das 61 espécies dessas famílias, sete estão classificadas como “ameaçadas”, ou seja, correm sérios riscos de extinção. Quatro delas estão na categoria “quase ameaçados” e o restante, na classe de menor risco. O levantamento, publicado na revista Science, mostra que a situação é particularmente grave para os atuns. Cinco das oito espécies estão ameaçadas ou quase ameaçadas. O atum-azul (Thunnus thynnus), um dos mais usados na culinária, está sob risco de sumir dos mares.
Atum - Ameaçado pela pesca desenfreada |
O Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), depois de 8 meses analisando o comércio de atum azul, descobriu uma série de irregularidades e crimes ambientais. Os resultados revelam um mercado negro que move aproximadamente 4 bilhões de dólares.
O estudo descobriu a existência muitos casos de violação de cota pesqueira, omissão de dados sobre técnicas de pesca, exploração de peixes de tamanho reduzido e omissão de dados pelos próprios governos envolvidos.
“Esta é a primeira vez que pesquisadores, especialistas em peixes e conservacionistas se unem para produzir uma análise da situação dos peixes mais usados comercialmente”, afirma Bruce Collette, pesquisador da IUCN e principal autor do estudo. Muitas das espécies de atum são exploradas por companhias multinacionais cuja regulação é complexa. As populações de atum-azul estão caindo desde a década de 1970. A nova classificação pressiona os governos. É um primeiro passo para a criação de políticas que garantam o futuro dessas espécies.
ATUM - CARACTERÍSTICAS
Peixes da família Scombridae, os tipos mais comuns de Atum (Thunnus spp) na costa brasileria são a Albacora ou Albacore (Thunnus albacares) e o Atum ou Tuna (Thunnus atlanticus). A coloração é em geral azul-escuro no dorso e prata na porção inferior dos flancos e no ventre. São considerados pelos estudiosos como os peixes que possuem o corpo mais hidrodinâmico dentre as formas existentes (o corpo é fusiforme e o pedúnculo caudal bastante estreito). São peixes que nadam em cardumes numerosos, muitas vezes mistos entre duas ou mais espécies de atum. Podem estar acompanhados de golfinhos e até baleias.
Atum Azul |
MARLIM - CARACTERÍSTICAS
Peixes da família Istiophoridae, o Marlim-azul/Blue Marlin (Makaira nigricans) é o maior dos peixes de bico. Espécie de grande porte, o corpo é roliço e mais alto no início da nadadeira dorsal, afila suavemente em direção à cauda. A nadadeira caudal é furcada e muito grande, característica comum dos peixes velozes, as demais nadadeiras são pontudas. A coloração predominante é azul-escuro no dorso e prata no ventre. Apresenta uma faixa longitudinal com cor de bronze nos flancos quando o peixe está vivo. É comum a presença de faixas verticais na lateral do corpo, que podem ser contínuas ou pontilhadas. Atinge cerca de 700 quilos e comprimento superior a 4,5 metros.
Atum |
Fonte: Blog do Planeta
Difícil mesmo é ouvir uma mudança radical que contribua para a recuperação do nosso planeta. De que adianta a ciência avançar tanto para prolongar a vida humana se o nosso habitat está sendo aniquilado diariamente?
ResponderExcluirO homem não muda seus hábitos, a não ser que a natureza os obriguem a mudarem. E isto vai acontecer.
ResponderExcluir