Chega a 12.624 o número de pessoas isoladas pela mais forte nevasca dos últimos 30 anos que atingiu o sul do Chile, na chamada Novena Región. Já chega á quase 25 mil pessoas afetadas pelo fenômeno nos últimos dias.
Imagens da BBC Brasil
O município de Lonquimay foi o mais atingido com 6.500 pessoas isoladas, seguido de Curarrehue com 4.000, Curacautín com 880 e Puren e Pucón, com 350 isolados cada, segundo as últimas estatísticas regionais.
LONGUIMAY |
De acordo com moradores da área, não houve uma tempestade de neve em Lonquimay desta magnitude desde 2007. Mesmo os animais estão isolados, enquanto as autoridades anunciam outra frente para as próximas horas.
A forte tempestade de neve e a intensa onda de frio deixaram a população sem energia elétrica, sem telefone e até sem comunicação de rádio em várias cidades.
O presidente do Chile, Sebastián Piñera, declarou como "zona de catástrofe" em localidades como Lonquimay, Curarrehue, Melipeuco, Curacautín, Cunco, Vilcún, Pucón e Villarrica. Assim, suas prefeituras podem receber recursos especiais para enfrentar o problema.
Já foram entregues alimentos para algumas famílias afetadas, que por quase cinco dias ficaram incomunicáveis com a interrupção de estradas rurais. O volume de neve chega a mais de 1 m de altura, informa o La Tercera.
A neve chegou a mais de 1 metro de altura |
O ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter, anunciou ontem (20) que pediu ajuda às Forças Armadas uma "uma ponte aérea" que permita resgatar e ajudar os milhares de chilenos que estão isolados devido à neve.
Hinzpeter disse também orientou o Ministério de Obras Públicas para que "agilize e disponha toda a capacidade de maquinaria disponível".
Nenhum comentário:
Postar um comentário