Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

A PERDA DE BIODIVERSIDADE - ESTUDO PUBLICADO NA «NATURE» REFERE DETERIORAÇÃO DE FLORESTAS AFRICANAS E LATINO-AMERICANAS

A biodiversidade das áreas tropicais protegidas está seriamente ameaçada, uma situação que afeta da Amazônia e várias florestas da América Central, segundo estudo publicado na «Nature». A situação da biodiversidade em áreas tropicais protegidas é extremamente variável. Metade das reservas estão bem, mas a outra metade, não. Quem o diz é William Laurance, biólogo da Universidade James Cook (Cairns, norte da Austrália) e autor principal do estudo.
As áreas mais ameaçadas são aquelas em que o nível de proteção diminuiu nas últimas décadas ou que estão a ser prejudicadas por atividades econômicas realizadas em zonas vizinhas, como a exploração florestal, a invasão de terreno, queimadas para criar novas zonas de pastagem e a exploração mineira ilegal.
William Laurance, da Universidade James Cook
A situação deteriorou-se rapidamente nas reservas africanas, mas também é preocupante nas florestas latino-americanas. William Laurance chegou a esta conclusão depois de entrevistar 262 biólogos com mais de 20 anos de experiência em 60 reservas de 36 países.
Na América Latina, a situação está mudando, pois existem uma série de clareiras na Mata Atlântica do Brasil, na América Central e em partes da Amazônia. No entanto, as áreas mais remotas desta floresta ainda estão bastante preservadas.
Entre a fauna mais ameaçada encontram-se alguns dos principais predadores, como jaguares e tigres, assim como animais de grande porte, como elefantes da floresta africana, rinocerontes e antas. Também estão diminuindo em grande número os exemplares de peixes de água doce e anfíbios, além de morcegos, lagartos, e cobras não venenosas.
O Principal impacto da perda da biodiversidade traduz-se  na extinção das espécies que são irrecuperáveis.
Os primatas, as aves da submata, as serpentes venenosas, as grandes aves que se alimentam de frutos e as espécies migratórias também se encontram ameaçados, sendo, no entanto, menos vulneráveis.
Os especialistas ficaram surpreendidos pelo aumento considerável de lianas, espécies invasoras, e árvores de crescimento rápido e de intolerância absoluta à sombra de outras árvores, que aparecem nas clareiras das florestas.
Para travar esta perda de biodiversidade, Laurance recomenda a criação de “zonas-tampão” entre as áreas protegidas e as áreas circundantes. Defende, também, que se trabalhe com as comunidades locais para promover um uso mais benigno do solo.
Artigo: Reserve forests facing biodiversity erosion

Nenhum comentário:

Postar um comentário