Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O PRIMEIRO CARRO MOVIDO A AR DO MUNDO


O pequeno AIRPod, o primeiro carro do mundo a utilizar ar comprimido como combustível, já foi testado, aprovado e está à venda. Pode parecer pequenino por fora, mas possui espaço suficiente para três adultos e uma criança.
Ele tem apenas três rodas e, em vez de utilizar volante, o AIRPod é controlado por um joystick, o que dá ao veículo uma aparência de carro de brinquedo. O carro é um protótipo que utiliza combustível alternativo, produzido pela Motor Development International. 
O Airpod

O AIRPod vem em três modelos, variando apenas o número de assentos e a capacidade de carga, mantendo o mesmo chassis básico em todas as versões. Em uma era na qual a sustentabilidade anda em alta, o AIRPod veio para poupar o meio ambiente, reduzindo a emissão de resíduos tóxicos a zero. 
Os protótipos foram testados pela KLM/AirFrance para uso destes veículos nos aeroportos. O AIRPod pesa menos de 500 Kg e foi desenvolvido para mudar o estilo de vida urbano das pessoas, libertando-as dos elevados custos de petróleo, ao mesmo tempo em que não polui o ar. O pequeno europeu pode ser comprado por US$ 10.000. Tentador, não?
Confira no vídeo:

A tecnologia de ar comprimido para mover carros não é uma ideia nova: tem sido experimentada desde pelo menos 1840, quando os franceses Andraud e Tessie testaram um veículo do tipo em uma trilha. Porém, só agora uma gigante do setor automobilístico resolveu levar o conceito a cabo.
A Tata Motors está utilizando motores da empresa MDI, de Luxemburgo, que pesquisa e desenvolve ferramentas com tecnologia de automação do ar por mais de duas décadas.


A companhia comprou os direitos da MDI na Índia há cinco anos, mas o projeto se mostrou mais complicado do que o esperado.
Enfim, em maio desse ano, a Tata Motors anunciou que havia concluído a “primeira fase” do AirPod com sucesso, testando os motores em dois veículos.
O carro está agora na fase 2 de teste, para polir a tecnologia, antes de um lançamento comercial.
O Airpod parece alcançar 64 km/h e ainda não tem preço definido. Feio ou não, zero poluição e R$ 1,25 por 100 km são argumentos mais do que suficientes para garantir seu sucesso de venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário