Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

MORRE NEIL ARMSTRONG - O HOMEM DO SÉCULO XX


Neil Armstrong morreu aos 82 anos
Se alguém me perguntasse o nome de alguém que personificasse o século XX responderia sem hesitar: Neil Armstrong. Porque chefiou a missão que constituiu, para mim, o maior feito da humanidade: Chegar ao nosso satélite. Porque foi o primeiro homem a pisar outro mundo que não a Terra. Morreu este sábado na sequência de complicações que resultaram de uma intervenção cirúrgica ao coração no princípio de Agosto. Como por ironia faleceu enquanto ocorre outra missão espacial de grande envergadura: a pesquisa feita em Marte pelo robot Curiosity.
Neil Armstrong (esquerda) ao lado dos companheiros Michael Collins (centro) e Edwin Eugene Aldrin (direita) NASA / AP
Sendo que o século XX foi palco de  grandes transformações sociais, como duas grandes guerras mundiais, a implantação do comunismo, a invenção da pílula, o surgimento da Internet - tantas e tantas alterações e descobertas - o grande momento aconteceu a 20 de Julho (21 em Portugal) de 1969. Foi a chegada do homem à Lua, menos de um mês antes de outro acontecimento que deixou as suas marcas: o festival de Woodstock.
"Um pequeno passo para o homem, uma salto gigante para a humanidade" - disse Armstrong ao alunar. Depois colocou a bandeira dos Estados.
Buzz Aldrin juntou-se a Neil Armstrong para um passeio lunar de duas hora durante as quais recolheram 21 quilogramas de rochas e tiraram fotografias. Miclhel Collins, o terceiro membro da tripulação da Apolo XI, permaneceu no módulo de comando em órbita.
A madrugada de 21 de Julho (em Portugal) permanecerá na memória de todos os que puderam assistir à transmissão televisiva do maior momento da exploração do espaço. Ficará também como um momento de intensa emoção.

Uma Frase Enigmática
“Boa sorte, Mr. Gorsky”. Esta enigmática frase de Neil Armstrong, ao pisar a lua, finalmente foi desvendada. E com o fim do mistério creio que o confuso século 20 acabou ficando um pouco mais transparente para que nós que vivemos e sonhamos dentro dele.
A frase de Armstrong se explica por uma outra frase, que ele ouviu quando era ainda menino, espreitando a casa dos Gorsky:
_ Sexo oral? Só farei sexo oral contigo quando um dos filhos do vizinho estiver caminhando na lua.
Armstrong tomou o cuidado de divulgar a razão de sua frase depois da morte dos vizinhos. Mas é possível que a senhora Gorsky tenha acompanhado a chegada do primeiro homem à lua e, ela, principalmente, pode ter entendido como ninguém a força misteriosa dessa frase.
De seus lábios saiu o impulso que lançaria o menino do vizinho fora da órbita, como um obstinado buscando realizar a cena primitiva, lá onde pai e mãe, homem-mulher, podem se encontrar sem sombra de medo e hesitação.
Os Gorsky devem ter morado numa casa com jardim e o menino certamente os surpreendeu de noite, com a bainha a calça molhada pelo orvalho. São frases que se dizem na cama, em momentos e posições singulares. Armstrong é discreto o bastante para suprimir detalhes e nos deixar com a cena ambígua, na qual não podemos imaginar com precisão o tom da sra. Gorsky. Estava irritada, respondeu com suavidade, fechou os olhos como se visse uma estrela e fizesse um pedido: os meninos do vizinho caminhando pela lua?
Tantos poemas e canções lamentando a perda da lua, subitamente arrancada de seu romantismo, transplantada para a esfera da ciência e da tecnologia. E a primeira frase, do primeiro homem estará para sempre inscrita na sua história: boa sorte sr. Gorsky.
Boa sorte, sr. Gorsky, agora que chegamos aqui é sua vez de viajar: novas luas e galáxias, lácteas vias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário