Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

EAD

quarta-feira, 16 de março de 2016

CONHEÇA O PNEU ESFÉRICO QUE PRETENDE “REINVENTAR A RODA”




Pneu esférico permitiria manobras que são impossíveis com o formato convencional
Se a roda foi uma das invenções mais perfeitas e revolucionárias de todos os tempos, será que é preciso "reinventá-la"?
Uma das maiores fabricantes de pneus do mundo parece pensar que sim. No Salão do Automóvel de Genebra, que acaba de fechar suas portas, a Goodyear apresentou dois novos conceitos projetados especialmente para veículos autônomos.
O mais incrível deles, batizado de Eagle-360, literalmente reinventa a roda com um impressionante design esférico.
"Não estamos tentando prever o futuro, mas estamos estudando o futuro da mobilidade e da conectividade", afirmou Keith Price, porta-voz do departamento de pesquisa e desenvolvimento da empresa.
Levitação magnética e natureza
Conceito do novo pneu foi inspirado pelo chamado 'coral-cérebro'
As vantagens de pneus em forma de bola são muitas. Equipado com eles, um carro sem motorista pode se mover em qualquer direção, em qualquer ângulo e a qualquer momento: girando o veículo para o outro sentido sem sair do lugar ou deslizando lateralmente para entrar em uma vaga de estacionamento mais apertada.
Essas manobras são impossíveis com a interface motorista/volante, em que é necessário um impulso para a frente para poder executar uma curva. Mas com um robô no comando de um pneu esférico, praticamente tudo é possível.
As desvantagens são mais óbvias: uma esfera não possui um eixo central, e, por isso, nenhum ponto para o encaixe de um sistema de transmissão.
O Eagle-360 (que ainda está na fase de concepção) pretende superar esse obstáculo usando levitação magnética para sustentar o veículo acima de seus pneus, e aplicar a mesma tecnologia para conduzir e frear.
Hoje em dia, essa tecnologia só é usada em trens, e a Goodyear revela não estar trabalhando com um parceiro para desenvolver uma versão redonda da levitação magnética. Pelo menos não até a apresentação em Genebra. "Não me surpreenderia se alguém nos procurar para discutir o assunto depois do salão", disse Price.
A banda de rodagem do Eagle-360 representa uma solução engenhosa para outro problema. Enquanto o padrão linear parece fazer sentido quando um pneu gira em torno de um só eixo, uma esfera precisa de aderência em todas as direções.
Para isso, a Goodyear foi procurar na natureza e encontrou a resposta nas espirais do chamado coral-cérebro (família das Faviidae).
Assim como as pontas de nossos dedos, o novo pneu se tornaria mais macio e aderente em condições úmidas, mas mais firme no clima seco.
Pneu inteligente
Outro conceito da fabricante é o pneu capaz de 'ler' informações sobre a rota
A segunda novidade da Goodyear em Genebra tem o formato convencional de sempre, mas com uma diferença. Apesar de não trazer consigo um otimismo futurista, o InteliGrip é uma extensão lógica dos monitores de pressão integrados.
Reportagem (em inglês) no site BBC Autos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário