Pneu esférico permitiria manobras que são
impossíveis com o formato convencional
|
Se
a roda foi uma das invenções mais perfeitas e revolucionárias de todos os
tempos, será que é preciso "reinventá-la"?
Uma
das maiores fabricantes de pneus do mundo parece pensar que sim. No Salão do
Automóvel de Genebra, que acaba de fechar suas portas, a Goodyear apresentou
dois novos conceitos projetados especialmente para veículos autônomos.
O
mais incrível deles, batizado de Eagle-360, literalmente reinventa a roda com
um impressionante design esférico.
"Não
estamos tentando prever o futuro, mas estamos estudando o futuro da mobilidade
e da conectividade", afirmou Keith Price, porta-voz do departamento de
pesquisa e desenvolvimento da empresa.
Levitação magnética e natureza
Conceito do novo pneu foi inspirado pelo chamado
'coral-cérebro'
|
As
vantagens de pneus em forma de bola são muitas. Equipado com eles, um carro sem
motorista pode se mover em qualquer direção, em qualquer ângulo e a qualquer
momento: girando o veículo para o outro sentido sem sair do lugar ou deslizando
lateralmente para entrar em uma vaga de estacionamento mais apertada.
Essas
manobras são impossíveis com a interface motorista/volante, em que é necessário
um impulso para a frente para poder executar uma curva. Mas com um robô no
comando de um pneu esférico, praticamente tudo é possível.
As
desvantagens são mais óbvias: uma esfera não possui um eixo central, e, por
isso, nenhum ponto para o encaixe de um sistema de transmissão.
O
Eagle-360 (que ainda está na fase de concepção) pretende superar esse obstáculo
usando levitação magnética para sustentar o veículo acima de seus pneus, e
aplicar a mesma tecnologia para conduzir e frear.
Hoje
em dia, essa tecnologia só é usada em trens, e a Goodyear revela não estar
trabalhando com um parceiro para desenvolver uma versão redonda da levitação
magnética. Pelo menos não até a apresentação em Genebra. "Não me
surpreenderia se alguém nos procurar para discutir o assunto depois do
salão", disse Price.
A
banda de rodagem do Eagle-360 representa uma solução engenhosa para outro
problema. Enquanto o padrão linear parece fazer sentido quando um pneu gira em
torno de um só eixo, uma esfera precisa de aderência em todas as direções.
Para
isso, a Goodyear foi procurar na natureza e encontrou a resposta nas espirais
do chamado coral-cérebro (família das Faviidae).
Assim
como as pontas de nossos dedos, o novo pneu se tornaria mais macio e aderente
em condições úmidas, mas mais firme no clima seco.
Pneu inteligente
Outro conceito da fabricante é o pneu capaz de
'ler' informações sobre a rota
|
A
segunda novidade da Goodyear em Genebra tem o formato convencional de sempre,
mas com uma diferença. Apesar de não trazer consigo um otimismo futurista, o
InteliGrip é uma extensão lógica dos monitores de pressão integrados.
Reportagem (em inglês) no site BBC Autos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário