Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

EAD

quinta-feira, 10 de março de 2016

IMPRESSÕES DE MÃOS EM PAREDE DE CAVERNA NÃO SÃO HUMANAS


Parede de caverna com impressões de pequenas “mãos”.

Uma misteriosa caverna na fronteira entre o Egito e Líbia acaba de ficar um pouco mais misteriosa, pelo fato de que antropólogos que estudavam as pequenas impressões de mãos nas paredes determinaram que elas não são humanas, mas sim de répteis.  Ainda mais estranho é o fato das figuras desenhadas na parede ao lado dessas impressões mostrarem tanto humanos quanto seres que se parecem com uma mistura entre humanos animais.  O que estava ocorrendo no Egito há 8.000 anos?
A Caverna Wadi Sura II foi descoberta em 2002, no leste do Sahara e imediatamente capturou o interesse de arqueólogos e outros, quando foi revelado que as paredes estavam cobertas com imagens de pessoas, animais e criaturas sem cabeça, bem como 13 diferentes grupos de pequenas impressões de mãos, as quais presumia-se pertencer a crianças.
Emmanuelle Honoré, do Instituto MacDonald para Pesquisa Arqueológica, imaginou a idade das crianças que fizeram as impressões e tirou fotos e medidas precisas delas, levando-as ao seu laboratório para análise.  O que ela descobriu está realçado no título de seu novo relatório no Journal of Archaeological Science: “…impressões de mãos não humanas na Wadi Sura II”.
Os pigmentos são os mesmos, assim parece que os 13 jogos de impressões foram feitos ao mesmo tempo.  Honoré diz que as impressões são menores do que as de bebês humanos recém-nascidos e os dígitos são muito longos para serem dedos.  O formato também descarta a possibilidade de que tenham sido de primatas.  No final, suas comparações com outras impressões levaram-na à conclusão de que estas são impressões de lagartos ou crocodilos.
Estranhas figuras entre as impressões de mãos
Agora que descobriram de quem são as impressões, por que alguém seguraria um crocodilo contra a parede para imprimir sua pata?  Teriam eles cortados as pernas do animal primeiro?  E o que dizer sobre aquelas figuras de humanos-répteis nas paredes próximas?
Possuímos uma concepção moderna de que a natureza é algo que os humanos estão separados.  Mas nesta enorme coleção de imagens podemos detectar que os humanos são somente parte de um mundo natural muito maior.  É muito desafiador para nós pesquisadores interpretarmos estas pinturas, já que temos uma cultura que é totalmente diferente da que as criou.
Humanos, híbridos e outras criaturas estranhas
Isto não ajuda à Dra. Honoré.  As criaturas não-humanas nas paredes estão posicionadas entre os humanos e possuem algumas características humanas, como pernas.  Algumas também parecem estar comendo ou regurgitando humanos.  Seriam estes símbolos? Criaturas que mudam de formato?  Alienígenas?
Quando se trata de Egito, elas podem ser qualquer coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário