Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

ADUBAÇÃO VERDE - ECOLÓGICA


A adubação verde consiste no cultivo de espécies com o objetivo de adicionar matéria orgânica, reciclar nutrientes e fixar nitrogênio no solo biologicamente, podendo ser incorporada ou mantida sobre a superfície do mesmo.
Na figura, abaixo, pode-se observar a produção de biomassa e número de dias necessários para florescimento de algumas espécies de adubos verdes, na época de verão, nas condições edafo-climáticas do cerrado brasileiro.
Adubação verde é um tipo especial de adubação orgânica que consiste em cultivar plantas que depois serão fragmentadas, servindo como cobertura até serem decompostas.
Normalmente, neste processo as plantas mais utilizadas são as leguminosas. Elas se associam a algumas bactérias que vivem em suas raízes num processo de simbiose, absorvendo o nitrogênio do ar situado no solo e transforma-o em substâncias absorviveis pela planta.

Como se realiza o Processo

As plantas cultivadas como adubo verde devem ser fragmentadas com uma roçadeira e deixadas como cobertura morta ao florescem, mas antes de possuirem sementes, o que as tornariam invasoras.
Além dos benefícios que trará às culturas posteriores, a adubação verde é uma forma econômica e alternativa para produtores rurais que não tenham disponibilidade financeira para tratar suas plantações.O agricultor terá ainda menos gastos com inseticidas e herbicidas, já que a adubação verde ajuda os organismos vivos do solo a se manterem e prejudica espécies invasoras. Ajuda ainda a manter a umidade do solo, economizando água.
Também é considerado adubação verde enterrar restos de cultivos anteriores.
A fixação biológica de nitrogênio (FBN) é o processo pelo qual este elemento químico é captado da atmosfera, onde se caracteriza pela sua forma molecular relativamente inerte (N2) e é convertido em compostos nitrogenados (como amônio ou nitrato) usados em diversos processos químico-biológicos do solo, especialmente importantes para a nutrição de plantas.
A associação de bactérias diazotróficas, principalmente do gênero Rhizobium, com raízes de plantas da família das leguminosas (Fabaceae) é um tipo de simbiose, termo que define um tipo de relação benéfica entre os parceiros, neste caso a planta e a bactéria.
Há evidências da associação de bactérias fixadoras de nitrogênio também com gramíneas (Poaceae), porém, não formando nódulos nas raízes como ocorre com as leguminosas, e fixam nitrogênio atmosférico somente quando não há acúmulo de oxigênio em seu entorno.
As bactérias utilizam parte dos fotoassimilados da planta hospedeira para gerar a energia necessária para promover o processo de fixação biológica de nitrogênio. Por outro lado, a planta beneficia-se do nitrogênio fixado pela bactéria para síntese de suas proteínas.
A inoculação de bactérias diazotróficas em sementes de leguminosas, é uma tecnologia capaz de reduzir consideravelmente a adubação mineral nitrogenada e em alguns casos substituí-la, pois o N fixado pode alcançar em média 1500 kg/ha, resultando em expressiva redução do custo de produção da cultura. Essa tecnologia deve-se principalmente aos estudos da pesquisadora Dra. Johanna Döbereiner (1924-2000).
Ciclo da fixação do Nitrogênio no solo

3 comentários:

  1. Maravilha de matéria!!! Fiz curso de jardinagem antes de casar-me. Sou apaixonada por animais e plantas e acho que as pessoas são pouco informadas sobre estes procedimentos. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, foi muito útil para preparar minha aula. Seviero Neto

    ResponderExcluir
  3. muito bacana me formo agora nesse semestre em tecnologia em gestão ambiental, e essa materia esta me servindo de grande valia .parbens

    ResponderExcluir