Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

CIENTISTAS CONSEGUEM VAPORIZAR LÍQUIDOS SEM PRODUZIR BOLHAS

Novo tipo de aço cria superfície mais repelente à água. Propriedade pode ajudar a evitar acidentes na indústria. Cientistas criaram um tipo de aço que permite ferver um líquido sem que haja formação de bolhas. Essa superfície foi chamada pelos pesquisadores de “superidrofóbica”, já que é altamente repelente à água. O vídeo compara duas bolinhas de aço – a da esquerda é de aço normal, que já é repelente à água, e a da direita é “superidrofóbica”. As duas foram aquecidas a 380 graus Celsius, bem acima dos 100 graus necessários para que a água se torne vapor. 

À esquerda, o aço 'superidrofóbico' não permite a formação de bolhas; à direita, muitas bolhas se formam sobre o aço normal (Foto: Ivan Vakarelski/Divulgação)
Na imagem, a água forma muitas bolhas na superfície da bolinha. Na direita, ela vaporiza sem formar uma bolha sequer. A descoberta é útil porque, em alguns lugares, a formação de bolhas durante a fervura pode danificar a superfície – há casos em que o processo até gera risco de explosões. A propriedade seria útil em usinas nucleares, por exemplo. Além disso, os criadores disseram que a superfície repelente à água poderia servir ainda para evitar o acúmulo de gelo onde isso não é desejado. A pesquisa foi liderada por Neelesh Patankar, da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, e publicada pela revista científica “Nature”.
Fonte: G1
Artigo Original em: http://www.nature.com/news/how-to-boil-water-without-bubbles-1.11400

Nenhum comentário:

Postar um comentário