Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

FALAR DUAS LÍNGUAS BENEFICIA CRIANÇAS DE FAMÍLIAS COM BAIXA RENDA



Estudo pode ajudar a diminuir disparidades em diferentes situações socioeconômicas
As crianças bilíngues de famílias com baixos rendimentos têm mais facilidade em direcionar e centrar a sua atenção, em comparação com crianças monolíngues, afirma um estudo da Universidade do Luxemburgo em colaboração com a Universidade do Minho, publicado na revista Psychological Science.
“Este é o primeiro estudo que demonstra que, embora crianças bilíngues em famílias de baixos rendimentos tenham de enfrentar muitos desafios linguísticos, também demonstram pontos fortes nas competências cognitivas não relacionadas com a língua, mas que são cruciais para a aprendizagem”, afirma o psicólogo Pascale Engel de Abreu.
A investigação envolveu 80 alunos do segundo ano de escolaridade

Participaram na investigação 80 alunos do segundo ano de escolaridade de famílias de baixo rendimento. Metade das crianças era da primeira ou segunda geração de imigrantes no Luxemburgo, originalmente do norte de Portugal, e falava luxemburguês e português diariamente. A outra metade das crianças vivia no norte de Portugal e só falava português.
Em primeiro lugar, os investigadores testaram o vocabulário das crianças, pedindo-lhes que nomeassem objetos ou ações apresentados em imagens. Ambos os grupos completaram a tarefa em português e, no caso das crianças bilíngues, também em luxemburguês.
Para examinar a forma como as crianças representavam o conhecimento na memória, os investigadores deram-lhes a tarefa de encontrar uma peça em falta para completar uma determinada forma geométrica. Também mediram a quantidade de informação visual que as crianças conseguiam ter na memória.
Depois, as crianças participaram em tarefas que permitiam examinar a capacidade de direcionar e centrar a sua atenção, mesmo com distrações.


Crianças bilíngues direcionam e centram melhor a atenção
Embora as crianças bilíngues soubessem menos palavras do que as monolíngues e não apresentassem vantagem em tarefas de memória, tiveram melhor desempenho na tarefa de controle, na qual tinham de direcionar e centrar a sua atenção com distrações.
Para Engel de Abreu, “crianças em famílias de baixo rendimento representam uma faixa populacional vulnerável”. Assim, “estudar os processos cognitivos neste grupo é de grande importância social e representa um avanço significativo na percepção do desenvolvimento infantil”.
Os investigadores creem que os resultados podem informar sobre esforços para diminuir as disparidades entre crianças de diferentes situações socioeconômicas. “Ensinar uma língua estrangeira não envolve equipamento caro, aumenta os horizontes linguísticos e culturais das crianças e promove o desenvolvimento saudável do sistema de comando do cérebro, importante para planeamento e resolução de problemas”, afirma Engel de Abreu. “O nosso estudo conclui que programas de intervenção baseados na aprendizagem de uma segunda língua constituem uma via a explorar em futuras pesquisas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário