Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

domingo, 2 de setembro de 2012

VÍRUS MORTAL NO PARQUE NACIONAL YOSEMITE, NOS EUA PODEM TER CONTAMINADO 10 MIL PESSOAS

Um vírus mortal está assustando os Estados Unidos. O surto de hantavírus começou no famoso Parque Nacional Yosemite, na Califórnia. Seis visitantes que ficaram em uma mesma área de camping contraíram o vírus, sendo que dois deles já morreram.
Cabanas no Parque Nacional Yosemite, na Califórnia.
Segundo as autoridades, cerca de dez mil pessoas que estiveram no parque entre 10 de junho e 24 de agosto podem tem sido contaminadas. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), as pessoas contaminadas poderão apresentar os sintomas da doença nas próximas seis semanas. Outros possíveis casos de contaminação estão sendo investigados no Estado.
Os sintomas são fadiga, febre, dores musculares - especialmente em coxas, quadris e costas -, dor de cabeça, calafrios, enjoos, náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais e dificuldades para respirar.
Oficiais de saúde afirmaram que a infecção acontece por meio da inalação de poeira contaminada com fezes de rato.
Síndrome Pulmonar por Hantavírus (HPS)
O CDC estima que a maioria das vítimas contraíram o vírus enquanto permaneceram em uma das 91 cabanas de Curry Village, uma das áreas do parque, que posteriormente foi fechada ao público.
O CDC pediu a qualquer pessoa nessa situação para fazer exames médicos em caso de experimentar algum sintoma associado à síndrome pulmonar por hantavírus (HPS, na sigla em inglês), uma infecção pouco frequente, mas que pode chegar a ser fatal, sendo disseminada por ratos.
Os roedores expulsam o vírus através da urina, dos excrementos e da saliva. Segundo a portal Medline Plus, pequenas gotas com o vírus podem flutuar no ar e os humanos podem contrair a doença se respiram esse ar infectado ou entram em contato com os roedores ou seus excrementos.
O portal acrescenta que a doença não é transmitida entre humanos.
Estima-se que a maioria das vítimas contraiu o vírus enquanto permaneceu em uma das 91 cabanas de Curry Village, que posteriormente foram fechadas ao público. No entanto, uma das vítimas pode tê-lo contraído em outra área do Parque.
Embora não exista cura contra o hantavírus, o tratamento após uma pronta detecção pode salvar vidas.
"Quanto antes se detectar e antes se receber o tratamento, maiores são as possibilidades de sobrevivência", disse a médica Vicki Kramer, do Departamento de Saúde Pública americano.
Em 2011, metade dos casos detectados de hantavírus nos EUA acabou em óbito. Desde 1993, quando o vírus foi identificado, a média de mortes em casos detectados é de 36%, segundo o CDC.
Confira o vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário