Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

sábado, 10 de março de 2012

O BUSRO DE JÚLIO CÉSAR EM "ARLES"


O ar grave, o olhar penetrante, a cabeça inclinada: no museu do Louvre, em Paris, um busto em mármore encontrado nas águas do rio Ródano, em Arles (sul), em 2007, e identificado como o de Júlio César, vem sendo motivo de muitas especulações sobre o verdadeiro rosto do vencedor da guerra da Gália.
Apresentado como parte da exposição "Arles, les fouilles du Rhône", Arles, as escavações do Ródano, inaugurada nesta sexta-feira, a imagem transmite poder e severidade, o que convém à representação que se faz de César, nascido em Roma no ano 100 a.C. e assassinado no ano 44 a.C. por conspiradores que se opunham à sua ditadura.
O busto de Júlio César exposto em Arles em outubro de 2009
Foto de Gerard Julien/AFP
O arqueólogo Luc Long, diretor do sítio de escavações subaquáticas de Arles, sentiu que era ele assim que a cabeça foi retirada das águas do rio. "Depois, a intuição foi confirmada", disse.
"O estudo, que repousa sobre um conjunto de argumentos de ordem estilística, anatômica, geológica e histórica tende a confirmar que o retrato descoberto no Ródano combina com a fisionomia muito individualizada do ditador, no momento da fundação da colônia romana de Arles", escreveu Luc Long, curador geral do patrimônio.
O Louvre entra neste dossiê confrontando, de forma inédita, até o dia 25 de junho, o "César de Arles" com um busto em mármore branco de César encontrado no sítio arqueológico de Tusculum na Itália, no início do século XIX e conservado no museu antigo de Turim.
"É o mesmo homem? Há semelhanças e diferenças, o que se parece um pouco com o jogo dos sete erros", revela Jean-Luc Martinez, diretor do departamento des Antiguidades gregas, etruscas e romanas do museu do Louvre.
César, que era considerado um homem galante, tinha uma calvície precoce, o que encontramos nas duas imagens, assim como as faces fundas.
Mas o César de Arles tinha o nariz arqueado e a cabeça mais redonda. O César de Tusculum apresenta, por sua vez, uma curiosa deformação na cabeça do lado esquerdo. "Nenhum escrito sobre ele mencionou uma tal particularidade", revela Martinez, curador da exposição.
"Convicção íntima"
O retrato de Arles é o de César? "Eu me interrogo sobre isto", comentou Martinez. "Mas minha convicção íntima é de que se trata muito provavelmente de César", acrescentou ele.
"Por que uma outra pessoa teria tido o luxo de importar um mármore grego da Frígia" (Turquia atual)?, pergunta-se Martinez.
Do ponto de vista técnico, a escultura parece datar dos anos 50 e 30 a.C. Ora, César refundou a cidade de Arles em 46 a. C. no final de suas conquistas militares na Gália. Ele criou, aí, uma colônia romana.
A imagem, de grande qualidade, pode ter sido realizada por um artista grego de talento, considera Martinez, representando um homem de cerca de 50 anos. As rugas bem marcadas falam de sua experiência, o que era uma garantia de autoridade para os romanos. O olhar de lado e a leve torção de pescoço do homem impulsionam uma dinâmica, uma convicção, revela Martinez.
"Queremos que o público compreenda como se pode identificar um retrato antigo", destacou ele.
A descoberta divide os especialistas. "A metade pensa que se trata de César e a outra, não acha isto", resume Martinez. "Vamos esclarecer tudo durante uma mesa-redonda que vai reunir, no dia 20 de junho, no Louvre, pesquisadores franceses e estrangeiros",

Nenhum comentário:

Postar um comentário