Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quinta-feira, 22 de março de 2012

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Água é fonte de beleza e formosura da Natureza. Água é Vida! Preserve a água e estará preservando a Vida!
Na Câmara dos Deputados a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza hoje – Dia Mundial da Água  – audiência pública para debater o Pacto das Águas, firmado pela delegação brasileira presente no 6º Fórum Mundial da Água, realizado neste mês, na França. O debate será realizado às 10 horas, no Plenário 8.
O pacto prevê a união entre o governo federal, o Congresso, as instituições públicas e privadas e as organizações civis para o fortalecimento da gestão integrada da água no Brasil.
O debate, proposto pelo deputado Sarney Filho (PV-MA), pretende discutir os compromissos políticos que deverão integrar a revisão da Agenda 21, na Conferência Rio+20, que ocorrerá em junho, no Rio de Janeiro. A agenda foi resultado da conferência anterior – Rio 92 – e reúne metas ambientais a serem atingidas no século 21. O compromisso, firmado pelos 179 países participantes, será revisado na conferência deste ano.
Foram convidados para a audiência os senadores Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Aluíso Nunes (PSDB-SP), o deputado Márcio Macedo (PT-SE), o presidente da Agência Nacional da Água (ANA), Vicente Andreu Guillo, e a coordenadora da Rede das Águas da SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro.
Desafios
Durante o 6º Forum Mundial da Água, a ONU divulgou relatório que aponta os principais problemas e desafios que os países enfrentam para cumprir o direito humano de acesso à água, em qualidade e quantidade necessárias à vida. Segundo o documento, a irrigação agrícola e a universalização do saneamento são os mais sérios problemas a serem enfrentados, com legislações firmes e cooperação técnica.
A previsão da ONU é de que, em 2025, a falta de água afetará um em cada cinco países, atingindo a vida de 3 bilhões de pessoas. O Brasil possui 20% da água potável do planeta.

Um comentário:

  1. Ouví uma reportagem muito interessante sobre a água do mar que está sendo tratada e utilizada para o consumo humano. Nosso país já está exportando. Que alívio!

    ResponderExcluir