Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quarta-feira, 14 de março de 2012

PEQUENO TSUNAMI DEPOIS DE TERREMOTO NO JAPÃO HOJE

Epicentro do Terremoto (Imagem - G1.com.br)
O alerta emitido de tsunami levantou-se depois do forte tremor de terra de magnitude 6,8 em escala aberta Richter, que sacudiu hoje a região de Kushiro, ao sul, na ilha japonesa de Hokkaido, segundo fontes oficiais.
 O epicentro registrou-se a uns 235 quilômetros ao sul de Kushiro e a uma profundidade marítima de 26 quilômetros, informou a Agência Meteorológica do Japão. O alarme retirou-se uma hora e meia em vigor, e após que em lugares da província de Aomori e a ilha de Hokkaido se detectou uma subida das águas de até 10 centímetros. Em outros pontos do litoral afetado a subida das águas foi muito leve.
De acordo com a predição, um tsunami de médio metro de altura registrou-se em Hokaido, na costa central do oceano Pacífico, e nas prefeituras de Aomori e Iwate sem causar danos.
Ao tremor telúrico seguiram várias réplicas na costa noroeste dos arquipélagos e uma intensidade dentre 4,6 e 5,9 graus em escala aberta Richter, sem que em nenhum caso se reportassem danos materiais ou perdas humanas.
Iwate foi uma das mais três afetadas pelo terremoto e devastador tsunami que há um ano causou mais de 19 mil mortos no nordeste do país e a pior crise nuclear dos últimos 25 anos.
Um terremoto de 9.0 graus em escala-a de Richter que provocou poderosos tsunamis que golpearam em 11 março de 2011 o nordeste do Japão, devastando a zona e destruindo a central nuclear de Fukushima.
Depois do sismo, a Agência de Segurança Nuclear do Japão ditou uma revisão nas plantas atômicas da zona, todas elas paralisadas por segurança a raiz da catástrofe na de Fukushima, sem que pelo momento se reporte anomalias.
A estatal NHK informou que o terremoto não causou danos nas centrais nucleares da zona e as operações prosseguiram em forma regular nas plantas de Onagawa (prefeitura de Miyagi) e na de Higashidori (prefeitura de Aomori).
Minutos após produzir-se o sismo a Agência de Segurança Nuclear do Japão lançou uma revisão nas plantas atômicas da zona, todas elas paralisadas por segurança a raiz da catástrofe em Fukushima, sem que se informassem de anomalias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário